Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Sinalização viária em Londrina cresce 28% em 2018
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sinalização viária em Londrina cresce 28% em 2018

Impulsionado pela aquisição de um novo caminhão de pintura, serviço realizado pela CMTU ultrapassou a marca de 119 mil m² no ano passado

  • Criado: Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 08h45


A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), superou em 2018 a metragem de sinalização viária alcançada no ano anterior. Se em 2017 a soma das atividades rendeu 85.816 m², com média de 6.601 m² executados por mês, no ano passado a produção cresceu 28%. Com isso, o rendimento mensal médio saltou para 9.968 m², com um total de 119.623 m² sinalizados. 
Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Pedro Ramos, o aumento na produtividade pode ser atribuído, em parte, à aquisição de um novo caminhão de pintura. O veículo foi comprado em maio e passou a operar no segundo semestre, elevando para dois o número de automóveis utilizados na atividade. Equipado com maquinário que possibilita a demarcação simultânea de duas linhas, o caminhão permite, por exemplo, a implantação de linhas contínuas próximo a meios-fios e de faixas de divisão de pista ao mesmo tempo. 
pintura.viaria.foto cmtu.2Outro fator que influenciou o resultado positivo foi o lançamento do programa “Sinalizar para Educar”, iniciativa que propõe a implementação de um conjunto padrão de placas e demarcações no entorno das escolas. Iniciado em agosto, até o final do ano o projeto já tinha percorrido 136 das 361 instituições de ensino instaladas no município. 
A intervenção contempla legendas de alerta, faixas de pedestre, vagas de embarque e desembarque, vagas de cadeirantes, além de placas de velocidade e indicação de área escolar. Voltada sobretudo às escolas municipais, a intervenção contempla também estabelecimentos das redes estadual e particular e pretende, até agosto deste ano, atingir 100% da meta proposta.
O diretor de Trânsito, Pedro Ramos, comemorou o saldo do trabalho e afirmou que, em 2019, a expectativa é melhorar ainda mais o rendimento, conciliando três demandas básicas na cidade: as escolas, os estabelecimentos de saúde e os bairros atendidos pelos serviços de recape asfáltico e micropavimentação da Secretaria de Obras. Ramos contou que Londrina possui, atualmente, cerca de 250 mil m² de áreas sinalizadas. 
“Preservar a vida das nossas crianças é prioridade e isso passa por oferecer, no entorno das escolas, condições para que os alunos façam o trajeto de volta para casa em segurança. Por cuidar de idosos, pessoas enfermas e com mobilidade reduzida, os postos de saúde, hospitais e unidades de pronto atendimento também exigem atenção especial. As vias recém-recapeadas perdem toda a sinalização anterior à melhoria e são outra preocupação da companhia”, disse o diretor.

Foto: Divulgação

Registrado em:
Fim do conteúdo da página