Página inicial > Últimas Notícias > Campanha alerta sobre utilização do cinto de segurança nos ônibus

Campanha alerta sobre utilização do cinto de segurança nos ônibus

Realizada pela CMTU e ANTT, ação na rodoviária de Londrina visa conscientizar passageiros e motoristas

• Criado: Sexta, 22 de Março de 2019, 08h41

A convite da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participa, na semana que vem, do projeto “Passageiro Consciente Viaja de Cinto”. A iniciativa ocorre entre segunda (25) e sexta-feira (29), das 17h30 às 22h, no Terminal Rodoviário de Londrina (TRL). O objetivo é conscientizar sobre o uso obrigatório do cinto de segurança nas viagens intermunicipais e interestaduais.

De acordo com o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, a ação vai percorrer o TRL e acessar os coletivos para alertar passageiros e motoristas sobre a importância do item. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o uso do dispositivo nos ônibus aumenta em 70% as chances de sobrevivência em acidentes.

Mesmo assim, muitos ainda se recusam a colocá-lo. Dados da ANTT indicam que, apesar da obrigatoriedade, 71% dos passageiros do transporte rodoviário desprezam a utilização do cinto. Para a coordenação da campanha, isso se deve à falsa sensação de que, pelo tamanho, os ônibus são veículos mais seguros.

Além de evitar quedas em casos de freadas bruscas, o uso do cinto pode impedir que o viajante se choque com o assento da frente em situações de colisão. Na hipótese de capotamento, o dispositivo dificulta que o passageiro atinja outra pessoa ou até mesmo seja arremessado para fora do veículo.

Segundo o Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, organizado pela empresa Volvo com base em dados da PRF de 2017, o Paraná é o segundo estado brasileiro em número de mortes em acidentes nas estradas federais. Naquele ano, 613 pessoas perderam a vida nas rodovias paranaenses. O levantamento aponta ainda que, entre mortos, ilesos, feridos leves e graves, as ocorrências envolveram 22.639 indivíduos. Os resultados ficam atrás apenas dos de Minas Gerais, primeiro colocado no ranking.

Texto: assessoria da CMTU