Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Assista a vídeos com alternativas à rotatória da Dez de Dezembro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Assista a vídeos com alternativas à rotatória da Dez de Dezembro

  • Criado: Quarta, 27 de Março de 2019, 08h45

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) disponibilizou na internet cinco vídeos explicativos com as principais opções de percurso entre a região norte de Londrina e a área central. O objetivo do material é auxiliar os condutores na escolha de trajetos alternativos à rotatória das avenidas Dez de Dezembro e Leste-Oeste. Interditado parcialmente desde o final de fevereiro, o cruzamento abriga as obras para a construção de um viaduto.

A primeira opção para quem deseja desviar da área bloqueada é a rota formada pela avenida Dez de Dezembro, rua Tapuias, rua dos Açores, Moçambique, Ermelindo Leão e, finalmente, avenida Duque de Caxias. Outro caminho viável passa pela Dez de Dezembro, rua Tapajós, avenida Jorge Casoni, ruas Moçambique, Madeira, Tembés, Amazonas e, por último, a avenida Leste-Oeste.

A alternativa número três inclui a rua Caraíbas, avenida Jorge Casoni, ruas Tupiniquins e Amapá até a Duque. Também é possível chegar à região central pela Santa Mônica, passando pela rua Santa Terezinha e avenida Celso Garcia Cid. A quinta possibilidade, já no entorno do Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), envolve as ruas Potiguares, Acre e a avenida Leste-Oeste.

Produção – De acordo com o Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, a elaboração dos vídeos teve início ainda em novembro do ano passado. À época, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e a companhia estudavam as medidas capazes de atenuar os impactos do bloqueio na malha viária do município. “Foram escolhidas rotas consideradas viáveis, capazes de comportar o grande fluxo da Dez de Dezembro sem, ao mesmo tempo, desviar tanto o motorista do caminho original”, explicou.

Ele contou que, após a definição dos desvios, foi a hora de produzir o material. “Nossa ideia era fazer a captação das imagens somente após a interdição, de modo que a filmagem retratasse fielmente a nova sinalização das vias no entorno e todos os percursos possíveis”, disse.

As tomadas aéreas, realizadas com a utilização de um drone, levaram uma semana para ficar prontas. Em seguida veio o trabalho de edição, processo que inseriu trilha sonora e informações gráficas sobre as sequências.

Além de estarem aqui mesmo no Blog.Londrina e no site da CMTU, hospedado no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br , os vídeos estão disponíveis no canal que a coordenadoria de Educação da companhia mantém no YouTube. O setor tem produzido novos conteúdos audiovisuais sobre o fechamento da Dez de Dezembro e a publicação do material se dará conforme o avançar das obras.

Confira os vídeos:

Opção 01 - https://www.youtube.com/watch?v=AhJG7gPF3Ns

Opção 02 - https://www.youtube.com/watch?v=_5PnOwIo5fk

Opção 03 - https://www.youtube.com/watch?v=gpSiJxDNGLY

Opção 04 -  https://www.youtube.com/watch?v=F7oQ-w3CtlI

Opção  05 - https://www.youtube.com/watch?v=2Xpi5TN4YYU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página