Página inicial > Últimas Notícias > Programação do Maio Amarelo 2019 começa no dia 2

Programação do Maio Amarelo 2019 começa no dia 2

Com foco em motociclistas e pedestres, campanha visa alertar para comportamentos perigosos no trânsito; álcool e direção, excesso de velocidade e uso do celular estão entre os fatores mais nocivos

• Criado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 08h33

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inicia na semana que vem a programação do Maio Amarelo, movimento que visa chamar atenção para o elevado número de mortos e feridos em acidentes automobilísticos no país. Em Londrina, a abertura do evento será na próxima quinta-feira (2), às 8h30, com uma caminhada simbólica pelo Calçadão. Na oportunidade, os participantes sairão da rua Prefeito Hugo Cabral com cartazes e faixas para pedir paz no trânsito.

Na sexta-feira (3), também na área central, uma atividade surpresa promete movimentar a região. A expectativa a partir da ação, que volta a se repetir no dia 23, é atrair o público para abordagens educativas e a distribuição de materiais informativos.

Entre os dias 8 e 10, no período noturno, equipes vão percorrer bares e restaurantes para conscientizar sobre a Lei Seca. A iniciativa envolve a entrega de panfletos e bafômetros descartáveis, os quais poderão ser utilizados pelos motoristas para medir a concentração alcoólica.

Nos dias 13, 14, 16 e 18 os motociclistas entram no centro da campanha. A ideia é que eles sejam parados nas ruas para um breve bate-papo sobre segurança no trânsito. A ação é acompanhada da entrega de coletes refletivos e antenas corta-pipa, itens importantes quando o assunto é prevenção de acidentes.

De 20 a 22 de maio, agentes da CMTU vão percorrer os locais onde serão instalados novos radares em Londrina. Com o uso de monitoramento eletrônico móvel, eles irão mapear a velocidade dos condutores nas vias. A ideia é alertar quem for flagrado acima do limite máximo e entregar brindes aos motoristas conscientes, que circulam dentro do permitido.

No dia 25, a mais nova edição do Ciclo Sesc – Movimente sua Vida no Pedal-  convida os amantes da bike para um passeio ciclístico com o objetivo de redescobrir a cidade. Com partida da avenida Madre Leônia Milito, às 14h30, a pedalada defende o uso da bicicleta como importante ferramenta de mobilidade urbana e manutenção da saúde.

Já entre os dias 27 e 30, motoristas serão parados em avenidas de grande movimentação para falar sobre respeito ao pedestre. A intenção é reforçar o caráter da campanha Olhe e Sinalize e ressaltar a importância de sempre dar preferência de passagem nos lugares onde não há semáforos.

Além das atividades previstas na programação, a CMTU irá intensificar o patrulhamento nas ruas com o intuito de coibir infrações. Segundo o coordenador de Educação no Trânsito, Carlos Eduardo Ribeiro, as ações foram estruturadas sob cinco eixos temáticos: utilização do celular ao volante, álcool e direção, velocidade, motociclista e pedestre.

Ele contou que, juntos, os tópicos reúnem os principais fatores causadores de acidentes, bem como as maiores vítimas no trânsito londrinense. Os enfoques foram escolhidos de acordo com números do Placar do Trânsito, levantamento que apresenta dados sobre a violência viária no município.

Em 2018, 83 pessoas morreram nas ruas da cidade. Foram 3.471 ocorrências com 4.049 vítimas não fatais. Só este ano, entre janeiro e fevereiro, a contagem aponta 11 óbitos, 573 acidentes e 689 envolvidos.

Texto: Assessoria da CMTU