Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Maio Amarelo tem ação educativa em bares e restaurantes da cidade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Maio Amarelo tem ação educativa em bares e restaurantes da cidade

Iniciativa inclui a distribuição de bafômetros descartáveis e visa alertar sobre os perigos de beber e dirigir

  • Criado: Quarta, 08 de Maio de 2019, 08h39

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza, nesta quarta-feira (8), a partir das 19h, ação educativa da Lei Seca no interior do shopping Catuaí, região sul de Londrina. Desenvolvida em parceria com a Polícia Militar (PM), a iniciativa visa conscientizar frequentadores de bares e restaurantes localizados no centro de compras sobre os riscos em aliar bebida alcoólica e direção.  A atividade, que integra a programação do Maio Amarelo, segue até a próxima sexta-feira (10), cada dia numa localidade diferente.

Segundo o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, estão previstas abordagens de condutores, distribuição de materiais educativos e entrega de bafômetros descartáveis. “A ideia é convidar os motoristas a soprarem o etilômetro na hora, para constatarmos se aquela pessoa, no caso de uma fiscalização real, estaria infringindo a Lei Seca. Os dispositivos contêm substâncias que reagem com o hálito e, na presença do álcool, mudam de cor”, explicou.

Incluídas na rotina de trabalho do setor, ações desta natureza são intensificadas pela CMTU durante o Maio Amarelo – movimento nacional que busca alertar para o elevado número de mortos e feridos no trânsito. “Precisamos insistir neste assunto porque a embriaguez ao volante está entre as principais causas de óbitos nas ruas do país. Ninguém quer conviver com o peso de tirar a vida de alguém, mas essa é uma possibilidade real quando o assunto é bebida e direção. É preciso haver uma mudança de comportamento”, defendeu.

Além do shopping Catuaí, a atividade de conscientização vai percorrer outras duas regiões no município. Na quinta-feira (9), serão visitados bares instalados ao longo da rua Paranaguá, na área central.  Já na sexta-feira a iniciativa se repete nos estabelecimentos da Gleba Palhano.

Em vigor desde 2008, a Lei Seca introduziu importantes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), endurecendo as penas para os motoristas alcoolizados – sobretudo nos acidentes com vítimas. Em 2016, uma mudança na legislação reduziu para zero a tolerância no nível de álcool no sangue de quem dirige.

Texto: Assessoria da CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página