Página inicial > Últimas Notícias > Maio Amarelo realiza semana Motociclista Seguro em Londrina

Maio Amarelo realiza semana Motociclista Seguro em Londrina

Programação prevê quatro dias de blitze educativas em vias de grande movimentação

• Criado: Segunda, 13 de Maio de 2019, 08h45

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) dá início, na próxima segunda-feira (13), à semana Motociclista Seguro, voltada à conscientização quanto a comportamentos considerados perigosos na pilotagem sobre duas rodas. Incluída na programação do Maio Amarelo em Londrina, a ação é composta de quatro dias de blitze educativas realizadas em vias de grande movimentação. A atividade inaugural será na rua Gomes Carneiro, ao lado do Ginásio Moringão, a partir das 14h.

Na oportunidade, motociclistas serão parados para uma breve conversa sobre segurança no trânsito. Além de instruções, eles receberão materiais informativos e poderão levar para casa brindes como antena corta-pipa e colete refletivo. Apesar de não serem obrigatórios no caso dos condutores regulares, os itens são indicados a pilotos em geral à medida que melhoram as condições de visibilidade e protegem tórax, pescoço e braços dos ocupantes das motos.

De acordo com Carlos Eduardo Ribeiro, coordenador de Educação da CMTU, a atividade prevê ainda a realização de vistorias básicas nos veículos. “A ideia é que um mecânico faça uma análise superficial das motocicletas, verificando pneus, escapamento, lanterna e relação, dentre outros componentes. A partir das observações, os pilotos serão orientados a melhorar ou manter a situação dos dispositivos”, explicou.

O coordenador ressaltou que a ação não tem caráter punitivo, mas busca, antes de tudo, sensibilizar para os números da violência viária entre os motociclistas. Dados do C apontam que, em 2018, 40 das 83 pessoas mortas nas ruas e avenidas da cidade conduziam motos ou eram levadas na garupa. Em 2019, apenas entre janeiro e fevereiro, este público representa 7 dos 11 óbitos registrados.

Depois das proximidades do Ginásio Moringão, a iniciativa volta a se repetir na terça-feira (14), às 19h, na avenida Duque de Caxias, em frente à Prefeitura. Na quinta (16), a partir das 10h, ocorre na Leste-Oeste, no lado oposto ao da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol. Já no sábado (18), às 9h, é a vez da região norte receber a ação. A atividade será desenvolvida na avenida Saul Elkind, na altura do número 1394.

Texto: Assessoria da CMTU