Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Maio Amarelo tem atividade para pedestres e ação surpresa nesta quarta-feira
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Maio Amarelo tem atividade para pedestres e ação surpresa nesta quarta-feira

Iniciativas visam chamar atenção para a importância em respeitar a faixa de travessia, assim como respeitar os limites de velocidade

  • Criado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 08h48

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza, nesta quarta-feira (29), a partir das 9h, na avenida Tiradentes, nº155, a segunda ação da Semana Pedestre, iniciativa que integra a programação do Maio Amarelo em Londrina. O trabalho educativo, que teve sua primeira edição ontem, segunda-feira (27), na Saul Elkind, volta a se repetir também na quinta-feira (30), no mesmo horário, dessa vez na Avenida Santos Dumont, na altura do nº 860. O objetivo é conscientizar motoristas e pedestres, sobretudo na faixa etária acima dos 60 anos, sobre a importância em utilizar e respeitar a faixa de travessia.

A atividade inclui a distribuição de materiais informativos e o repasse de orientações sobre como se posicionar no bordo da via antes de atravessar, a maneira correta de sinalizar a intenção de passagem e como ir de um lado a outro da rua com segurança. Os ensinamentos são acompanhados de demonstrações e exercícios práticos. “Nossa intenção é que o pedestre aprenda a valorizar a faixa e que os condutores criem a cultura de dar prioridade a quem anda a pé”, contou o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar preferência ao pedestre na faixa a ele destinada, bem como avançar sobre o local de travessia enquanto o transeunte ainda não tenha concluído a passagem, é infração gravíssima. A imprudência gera multa de R$ 293,47 e a perda de 7 pontos na carteira de habilitação.

Além da iniciativa voltada à conscientização para a faixa de segurança, a quarta-feira terá ainda uma ação surpresa no Centro da cidade. A prática, programada para ocorrer às 20h, próximo ao cruzamento das ruas Espírito Santo e Paranaguá, visa chamar a atenção para os riscos do consumo de álcool aliado ao excesso de velocidade.

Texto: Assessoria da CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página