Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura promove Seminário Estadual Vida no Trânsito

Prefeitura promove Seminário Estadual Vida no Trânsito

Realizado na quinta (4) e sexta-feira (5), evento vai reunir autoridades e representantes de 15 municípios paranaenses para discutir o enfrentamento à violência nas ruas das cidades

• Criado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 09h47

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), promove entre quinta (4) e sexta-feira (5), no auditório da UniCesumar, o Seminário Estadual Vida no Trânsito. Com palestras, mesas redondas, cursos rápidos, apresentações teatrais e outras atividades, o evento reunirá representantes de 15 cidades paranaenses. O objetivo é trocar experiências sobre as soluções desenvolvidas em cada localidade na área de trânsito, assim como levantar discussões quanto à diminuição da violência nas ruas.

Além de Londrina como anfitriã e de cidades da região metropolitana, como Ibiporã e Cambé, participam do seminário os municípios de Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Paranaguá, Paranavaí, Campo Mourão e Toledo. Até a tarde desta terça-feira (2), 95 pessoas entre gestores e funcionários de órgãos de fiscalização já haviam confirmado participação no evento. A maioria integra o Projeto Vida no Trânsito (PVT) – iniciativa brasileira coordenada pelo Ministério da Saúde voltada à vigilância e prevenção de lesões e mortes nas ruas e avenidas dos centros urbanos.

Segundo o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, a ideia é que, juntos, os municípios troquem experiências sobre o que tem dado certo e quais são os maiores desafios no combate à violência viária. “Nossa intenção é o estreitamento de laços. Queremos conhecer como cada cidade tem lidado com as dificuldades nas áreas de mobilidade urbana, fiscalização e conscientização para o trânsito. A partir dessa troca, o objetivo é estruturar e profissionalizar novas e antigas ações”, contou.

Vida no Trânsito – Voltado ao combate às mortes nas ruas e avenidas das cidades brasileiras, o Projeto Vida no Trânsito, criado em 2010, começou primeiramente em cinco municípios: Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Palmas e Teresina. Em 2012, a iniciativa foi ampliada para as demais capitais do país, como resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.

Londrina passou a integrar o projeto em 2017, quando o prefeito Marcelo Belinati assinou decreto instituindo a Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito. Composta pela CMTU e Autarquia Municipal de Saúde, com participação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippul), secretarias de Defesa Social, Educação, Obras e Pavimentação, Polícia Militar (PM), Polícias Rodoviária Estadual e Federal (PRE e PRF), além da Delegacia de Trânsito da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Câmara de Vereadores, a comissão visa propor e executar medidas de enfrentamento aos acidentes na cidade.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida por ano em acidentes de trânsito em todo o planeta. No Brasil, de acordo com dados do Datasus, sistema que reúne informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a cada 15 minutos uma pessoa morre nas ruas e avenidas do país. Em 2017, foram 36.429 óbitos. Somente em Londrina, o número de ocorrências fatais entre janeiro e maio deste ano ficou em 29.

Seminário Estadual Vida no Trânsito
Dias 4 e 5 de julho
Horário: dia 4, das 8h às 18h e dia 5, das 8h às 13h
Local: UniCesumar – Av. Santa Mônica, 450 – Tijuca, Londrina-PR