Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura cuida dos bairros com mutirão de serviços
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prefeitura cuida dos bairros com mutirão de serviços

Moradores de Irerê e União da Vitória já convivem com melhorias realizadas; amanhã será a vez do Conjunto Cafezal

  • Criado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 17h40

Os londrinenses que moram ou transitam pelas ruas do Conjunto Cafezal terão nesta quinta-feira (8), às 8 horas, uma novidade para comemorar. Isso porque, a Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias e dos órgãos públicos municipais, vai realizar o mutirão de serviços “Cuidando da Cidade”. A iniciativa terá como ponto de partida a Praça do Cafezal, situada em frente à Unidade Básica de Saúde do bairro, na Rua Abraham Lincoln, 65, na zona sul.

Foto: Aline Schimidt

Os serviços a serem feitos pelas ruas, avenidas e praças são os mesmos daqueles realizados no distrito de Irerê e no União da Vitória durante os últimos meses. Essas localidades receberam a limpeza dos bueiros; pintura de meio-fio, sinalização viária horizontal e de locais como os pontos de ônibus; obras de recape asfáltico e micropavimentação para tapar os buracos e o asfalto que estava deformado devido ao peso dos veículos que por ali trafegam; também foram trocadas as lixeiras estragadas e as lâmpadas antigas pelas de LED, que têm maior poder de iluminação e dão uma sensação de mais segurança. No Conjunto Cafezal, por exemplo, devem ser substituídos 350 pontos de iluminação por meio dos trabalhos da Sercomtel Iluminação.

Segundo o assessor executivo da Prefeitura de Londrina, Gustavo Santos, todos esses serviços são necessários e não vinham sendo realizados há anos, o que deixou os bairros da cidade descuidados e com grande demanda de serviço. “Hoje, indo aos bairros, estamos encontrando a cidade em um estado muito ruim. Por isso, o mutirão de serviços é importante. É uma questão de cidadania e de garantir às pessoas o direito de viver um local com espaços públicos conservados, com qualidade de vida, segurança e bons serviços prestados”, disse.

Foto: Aline Schimidt

O resultado do trabalho já começa a ser sentido no União da Vitória. Acostumada a ver o terreno em frente à venda onde trabalha repleto de lixo, a comerciante Gisele Cristina Valdívia Cândido afirma estar satisfeita com a transformação do local. O espaço foi completamente limpo, recebeu a construção de calçadas e a colocação de floreiras, bancos, mesas e lixeiras. “Antes as crianças brincavam no meio da sujeira. Tinha galhos de árvore, entulho e muito caco de vidro, era um perigo. Agora está mil vezes melhor. A molecada pode se divertir em paz e as senhoras vêm à tarde para sentar nos bancos e papear”, contou.

Proprietário há três anos do estabelecimento onde Gisele atua, Carlos Fermino da Silva diz que conversou com os vizinhos para que todos ajudem a zelar pelo lugar. “Eu mesmo varro tudo em volta e águo as plantas todos os dias. Essa benfeitoria já valorizou as casas e o comércio da região. Agora é cuidar e não deixar que as pessoas sujem outra vez”, ressaltou.

A empregada doméstica Valkíria Aparecida de Oliveira, moradora do bairro há 17 anos, percorre cerca de 700 metros entre a casa onde mora, na Rua dos Ensacadores, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Orlando Cestari, localizada na Rua Dezenove de Abril. Submetida recentemente a procedimento cirúrgico para a colocação de uma válvula cardíaca mecânica, ela chega a procurar o posto de saúde até quatro vezes ao dia para atendimento médico.

No meio do caminho está o fundo de vale da Rua Raul Alves de Andrade, espaço que até pouco tempo atrás estava quase intransitável devido ao grande volume de resíduos irregulares. “Eu tinha que passar tampando o nariz. Era animal morto, galhos secos, entulho, ratos saindo do meio do mato, um horror. O caminhão do lixo passa na porta das casas e ainda assim as pessoas jogavam as coisas aqui. Agora que está tudo limpo, se eu pegar alguém sujando, vou ligar para denunciar”, prometeu.

Iluminação de LED – Uma novidade que hoje gera orgulho nos moradores do União da Vitória é o fato de o bairro se tornar o primeiro de Londrina a conter 100% de iluminação em LED, segundo o assessor executivo da Prefeitura. Isso porque, durante os 45 dias de cuidados da atual gestão com o bairro, a Sercomtel Iluminação deverá concluir, nas próximas semanas, o pacote de serviços de modernização luminária, que tem um total de 565 pontos.

Depois de finalizado, as equipes vão ao Jardim Nova Esperança, bairro vizinho, instalar 350 LEDs. Quando este também estiver concluído, os dois irão se tornar os primeiros bairros londrinenses a terem todas as vias completamente renovadas. Até agora a Sercomtel Iluminação já concluiu 157 ruas e avenidas, além de uma dezena de praças.

Foram substituídos os pontos de iluminação que tinham lâmpadas e luminárias antigas, ou com tamanhos desproporcionais e mal dimensionadas ou ainda fora do padrão. Já as novas lâmpadas de LED tem um sistema de telegestão, onde os postes estão adequados à largura e classificação das vias, auxiliando na garantia da uniformidade de distribuição da luz, que é 50% maior, quando comparada às lâmpadas velhas. Com isso, o LED ajuda a melhorar a reprodução das cores e possui o dobro de durabilidade das lâmpadas convencionais.

Além dessa troca, o Distrito de Irerê também foi contemplado com o novo sistema de iluminação pública feito pela Sercomtel Iluminação em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. Naquela localidade rural, foram substituídos 90 pontos de iluminação que agora ajudam dando mais visibilidade e segurança aos moradores do distrito.

SEMA – Além das novas lâmpadas e postes, o mutirão levou os serviços da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA). Tanto Irerê quanto o União da Vitória receberam a poda de levante das árvores que impedem a dispersão da luz dos postes públicos, assim como a erradicação das árvores condenadas, a retirada de galhos e troncos caídos e a capina e roçagem do mato na praça e nos canteiros centrais que cortam as ruas e avenidas.

No União da Vitória, a SEMA plantou 80 mudas de árvores; fez a poda de árvores em 166 pontos diferentes, assim como o abate de algumas com processo em 18 localidades e outros 37 com acompanhamento, além de abater cinco árvores que estavam secas. Os técnicos também doaram 11 mudas de árvores para os moradores interessados.

Já em Irerê os trabalhos também foram intensos, sendo que, por todo, o distrito foram abatidas 66 árvores com processo e outras oito com acompanhamento, além de 17 podas de galhos de árvores e do abatimento de seis que se encontram secas, com perigo de queda.

FEL – Os espaços públicos para o lazer são também atendidos pelos funcionários da Fundação de Esportes de Londrina, que revitalizou as quadras poliesportivas das duas localidades. Elas receberam a recuperação do piso, a pintura e a troca das traves e redes para futebol, assim como a capina no seu entorno.

Além disso, duas praças públicas foram criadas no União da Vitória. Onde antes havia mato alto e abandono, hoje tem um espaço para os moradores sentarem e aproveitarem as tardes socializando no bairro. Um das novas praças pode ser vista logo na entrada do bairro e a outra fica Rua dos Marceneiros. Ali foram construídos bancos e mesas de concreto e toda a iluminação foi preparada para deixar o local seguro. “Um morador do União da Vitória veio conversar com a gente e disse que tinha vergonha de dizer que morava ali e hoje, depois de todos os serviços executados, ele disse que voltou a se orgulhar do próprio bairro. Isso é muito gratificante para nós, da Prefeitura como um todo”, lembrou Santos.

Obras e Pavimentação – A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação esteve nos bairros e executou 18.179,83 metros quadrados de recape asfáltico, utilizando 1.329.130 quilos de CBUQ, ou seja, massa asfáltica. Também fizeram a recuperação de 46 lombadas e faixas elevadas para a redução de velocidade dos veículos e para isso utilizaram 72.430 quilos de CBUQ. Quanto os reparos às imperfeições causadas no asfalto devido ao peso dos veículos foram recuperados 464,76 metros quadrados.

Já em Irerê, foram realizados 415 metros quadrados de consertos nas áreas com imperfeições asfálticas, outros 8.897,00 metros quadrados de recape por todo o distrito. Os técnicos também fizeram a recuperação das ruas sem pavimento asfáltico utilizando material específico para a recuperação em moledo. Para isso, foram utilizados 183,36 de material para o moledo da Rua Ulisses Rodrigues da Silva e Avenida Paraná.

CMTU – A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) levou aos moradores diversas ações nas áreas de gestão de resíduos, mobilidade e edificação de praças no União da Vitória. Além do fundo de vale da Rua Raul Alves de Andrade, a CMTU atuou na limpeza de outras seis áreas de descarte clandestino. No total, foram retirados do bairro 59 caminhões de resíduos. O volume corresponde a 708 m³ ou, para efeitos de comparação, 5.664 carriolas de pedreiro. Por meio do programa “Bota Fora, jogue limpo com sua cidade”, a companhia ainda encheu outros 60 caminhões com materiais inservíveis retirados das residências pelos moradores.


Foto: Jenifer de Paula

O trabalho de asseio envolveu também a retirada de oito veículos basculantes lotados de galhos, assim como a capina de áreas públicas, a limpeza de canaletas, o desentupimento de 140 bueiros e a desobstrução de 1.449 metros de galerias pluviais subterrâneas. Para informar o público sobre a proibição de jogar lixo, os espaços ganharam a instalação de placas de alerta. O objetivo é envolver a comunidade na fiscalização dos poluidores e nos cuidados com o bairro.

Por meio da cooperativa de catadores Cooper Mudança, a CMTU percorreu os domicílios para orientar sobre a separação dos materiais recicláveis. A companhia também realizou abordagens junto a trabalhadores autônomos com o intuito de integrá-los ao sistema forma de coleta.

Outra iniciativa foi a recuperação de 16 pontos de ônibus. Enquanto uns foram substituídos por estruturas com cobertura e banco, outros ganharam nova pintura e calçamento. As condições de mobilidade foram incrementadas com a construção de travessia elevada na Rodovia João Alves da Rocha Loures. Além disso, as vias do bairro – muitas com pavimentação nova – começaram a ganhar nova sinalização com a implantação de placas e pinturas horizontais. A expectativa é que o serviço de demarcação seja concluído em 15 dias. A atuação da CMTU incluiu ainda a instalação de lixeiras e corrimões, além da construção de calçadas e passarelas.

 

Texto: Ana Hedler e assessoria da CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página