Página inicial > Últimas Notícias > Fundo de vale no Cafezal volta a receber lixo poucos dias após limpeza

Fundo de vale no Cafezal volta a receber lixo poucos dias após limpeza

Descarte obrigou funcionários da CMTU a fazerem novamente a limpeza; documentos encontrados entre os resíduos levaram companhia a autuar o responsável

• Criado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 18h01

Poucos dias após receber limpeza durante as ações do mutirão de serviços “Cuidando da Cidade”, o fundo de vale da rua Carlos Clementino Moreira, no conjunto Cafezal, região sul de Londrina, voltou a ser alvo de descarte irregular de lixo. Na manhã desta terça-feira (13), agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) flagraram no local o despejo de madeiras, sofás, roupas, papéis e artigos domésticos. Por causa disso, uma equipe precisou ser deslocada para novamente fazer a remoção dos resíduos.

Foto: CMTU

Durante o recolhimento, os fiscais encontraram boletos de água e luz, além de documentos que indicavam a origem do material. Com as evidências em mãos, os servidores foram até o endereço exibido nas contas – um condomínio residencial na rua Orlando Maimone, no Vale dos Tucanos – para entregar a autuação ao responsável.

Na abordagem, o morador afirmou não ter sido o autor do descarte e se recusou a assinar o auto de infração. No entanto, admitiu ter solicitado a terceiros a retirada dos itens do imóvel recentemente alugado por ele. “O cidadão argumentou que o material havia ficado para trás após a mudança do antigo inquilino. Aí, como novo locatário, ele contratou um serviço de limpeza”, explicou a coordenadora de fiscalização da CMTU, Josiane Correia.

A servidora disse que, apesar de não ter sido o responsável pelo despejo da sujeira, o morador é coautor do descarte, uma vez que transferiu a outras pessoas a obrigação em dar destinação correta aos itens. “Agora, como não conseguimos entregar o auto em mãos, vamos encaminhá-lo por correspondência”, contou.

De acordo com o Código de Posturas do Município, Lei n° 11.468/2011, atirar resíduos em fundos de vale e terrenos baldios – áreas públicas ou particulares – pode gerar multa de até R$ 3 mil. Se o caso ainda configurar crime ambiental pelas autoridades competentes, o valor da autuação pode chegar a R$ 50 milhões.

Além da rua Carlos Clementino Moreira, a CMTU tem feito a limpeza de diversos fundos de vale e pontos de descarte irregular no conjunto Cafezal. A iniciativa, acompanhada de uma série de melhorias promovida pela Prefeitura de Londrina com o mutirão “Cuidando da Cidade”, já resultou na remoção de mais de 20 caminhões lotados de detritos.

Denúncias de despejo clandestino de lixo e entulho podem ser registradas na CMTU pelo telefone 3379-7900. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU