Página inicial > Últimas Notícias > Mutirão da Prefeitura de Londrina muda paisagem na Avenida Inglaterra

Mutirão da Prefeitura de Londrina muda paisagem na Avenida Inglaterra

Importante corredor entre a área central e a região sul, a via recebeu diversas melhorias; na praça da Feira da Lua, revitalização mudou a rotina do local

• Criado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 08h55

Quem mora ou trabalha nas imediações da Avenida Inglaterra, no Jardim Igapó, região sul de Londrina, percebe que a região está mudada. As áreas públicas estão mais limpas e bem cuidadas, as crianças agora têm onde brincar e a escuridão já não é mais motivo para que as pessoas permaneçam em casa durante a noite. Desde que a via recebeu o mutirão de serviços “Cuidando da Cidade” – iniciativa da Prefeitura de Londrina que visa levar qualidade de vida aos bairros –, a paisagem passou por alterações que têm arrancado elogios.

Foto: CMTU

A praça Maria Thereza Vieira, por exemplo, se tornou um atrativo a mais para as famílias que frequentam a tradicional Feira da Lua, realizada toda quinta-feira. Isso porque o local foi completamente repaginado. No lugar das árvores com copas frondosas e galhos baixos, agora há vegetação devidamente aparada. Já não existe lixo oriundo de descarte irregular, os bancos, mesas e lixeiras são novos e, após as 18h, a população conta com as luminárias LED.

Equipado com balanço, “castelinho”, escadaria, túnel, escorregador e tanque de areia, o parque infantil coloriu o espaço e se tornou ponto de encontro para a criançada. Segundo quem circula pela região, aos finais de tarde, não é raro avistar entre 15 e 20 pequenos se revezando na utilização dos brinquedos. As ruas Grécia e Dinamarca, que circundam o local, receberam nova malha asfáltica e sinalização viária. Já as calçadas, antes quebradas e em desnível, passaram a ser um verdadeiro convite à prática de caminhada.

A dona de casa Juliana Francisco, mãe dos meninos Estevão, de dois anos, e Bento, de um ano e três meses, afirmou que virou frequentadora assídua da praça. Ela contou que anteriormente o espaço era muito escuro, o que a desencorajava a fazer uso do lugar. “Dava um pouco de medo, as árvores estavam baixas e faziam bastante sombra, principalmente à noite. Agora ficou muito melhor. Com o parquinho, então, estou aqui com as crianças quase todo dia”, disse.

O taxista Emílio Garcia Dias, no ofício há 54 anos, 18 dos quais instalado no ponto em frente à praça, concorda que a aparência do local mudou para melhor. “As calçadas estavam todas arrebentadas, não dava nem para passar. Agora, ficou bom para caminhada”. Acostumado a rodar por Londrina, ele se diz satisfeito com o mutirão “Cuidando da Cidade”. “É a primeira vez que eu vejo isso acontecer, melhorou demais. De tão claro que ficou com o LED, não dá nem mais para dormir no carro entre uma corrida e outra”, brincou.

Há 20 anos no comando de um bar e lanchonete localizado na via, o comerciante Manoel Shimizo relatou que, após a reforma, até o público da praça mudou. “Antes, o que mais tinha era usuário de droga e álcool, o que não se vê mais. Com as melhorias, as famílias começaram a vir, valorizou o comércio, tudo ficou bonito”, frisou.

Shimizo reclamou que, apesar dos esforços do poder público, muitos não contribuem para cuidar dos equipamentos de uso coletivo. “Têm algumas pessoas que vêm com seus pets e não recolhem os dejetos deixados pelos bichos. Isso não pode acontecer, é preciso ter consciência porque muita criança brinca aqui. Isso é de todo mundo, tem que ter bom uso”, defendeu o comerciante.

Além da praça Maria Thereza Vieira, o mutirão no jardim Igapó contemplou toda a extensão da Avenida Inglaterra. Percorreu, ainda, a área verde situada entre as ruas Hungria, Romênia e Suécia, onde existe campo de futebol e quadra de bocha. Os serviços incluíram a implantação de 100 luminárias LED; capina e roçagem do mato; retirada de entulhos; poda e erradicação de árvores; instalação de mobiliário urbano, pintura de pontos de ônibus e meios-fios; desentupimento de bueiros; recape asfáltico e demarcação de sinalização viária.

Viabilizado pela Prefeitura de Londrina por meio de diversos órgãos, secretarias e autarquias, o mutirão “Cuidando da Cidade” tem participação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Sercomtel Iluminação e secretarias municipais do Ambiente (SEMA) e Obras e Pavimentação (SMOP). Fora a região da Avenida Inglaterra, a ação já atendeu o jardim União da Vitória, o distrito de Irerê e o conjunto Cafezal.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU