Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura instala semáforos com botoeiras para pedestres na Tiradentes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prefeitura instala semáforos com botoeiras para pedestres na Tiradentes

Acionados somente na hora da travessia, dispositivos visam impedir que o trânsito seja interrompido desnecessariamente

  • Criado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 08h38

 Prefeitura de Londrina coloca em funcionamento na manhã desta terça-feira (27) os novos semáforos da avenida Tiradentes, na região oeste da cidade. Antes do início da operação foram realizados os trabalhados de sinalização vertical e horizontal da via. Localizados entre as avenidas Universo e Arthur Thomas, os dispositivos são exclusivos para pedestres e visam trazer mais segurança na hora da travessia.

Foto: CMTU

A implantação ocorre por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que atendeu a projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUL) para o local. Desde que as varas do Fórum Criminal foram transferidas provisoriamente para a via, na altura do número 1.575, o número de pessoas que circulam pela região aumentou consideravelmente.

Diferente dos semáforos comuns, que paralisam o fluxo mesmo quando não há veículos ou pedestres aguardando passagem, os novos dispositivos operam de maneira inteligente por meio de botoeiras. Isto é, a parada só acontece pelo acionamento de botões no bordo da pista, de modo a garantir a fluidez do trânsito e evitar que ele seja interrompido sem necessidade.

Foto: CMTU

No caso da Tiradentes, há ainda uma particularidade: para fazer a travessia completa da via, o pedestre precisa acionar a botoeira, aguardar a conclusão do ciclo dos sinaleiros e só então iniciar a passagem. Depois, é preciso seguir pela passarela construída no canteiro central, pressionar novamente os botões, esperar os veículos pararem e enfim finalizar a travessia. A edificação de cerca de 50 metros de calçada no canteiro visa atender os usuários do transporte coletivo, que utilizam ponto de embarque e desembarque nas proximidades.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página