Página inicial > Últimas Notícias > Com 13 horas de programação, Dia Mundial sem Carro atrai famílias

Com 13 horas de programação, Dia Mundial sem Carro atrai famílias

Evento reuniu diversas atrações na avenida Higienópolis desde às 7 horas da manhã até à noite

• Criado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 08h25

Centenas de famílias foram até a avenida Higienópolis, no último sábado, para aproveitar o Dia Mundial sem Carro – uma promoção da Prefeitura de Londrina por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Com três palcos, mais de 20 atrações artísticas, cerca de 50 expositores e 13 horas ininterruptas de programação, o evento bloqueou a via para o tráfego de automóveis das 7h às 20h.

Foto: CMTU

Neste período, os pedestres puderam usufruir em grande estilo de um espaço tradicionalmente ocupado pelos veículos. A extensa grade de atrações incluiu práticas esportivas, recreação para as crianças, shows musicais de variados estilos, apresentações de dança, feira de adoção de animais, serviços de saúde e bem-estar, ações de conscientização em diferentes áreas, aconselhamento jurídico, psicológico e profissional, dentre outras atividades.

Alguns números ajudam a ilustrar o sucesso da iniciativa: mais de 160 ciclistas participaram da pedalada Ciclo Sesc; 100 atletas profissionais e amadores aderiram às provas de corrida; 530 pessoas foram submetidas a testes de glicose e aferição de pressão arterial; cerca de 130 crianças se divertiram com o pingue-pongue, xadrez gigante, cama elástica, tirolesa infantil e os brinquedos infláveis e 13 cães e gatos ganharam um novo lar.

Além disso, a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) fez a distribuição de 180 mudas resedás, oitis, ipês, quaresmeiras, dedaleiros e canelinhas; o Procon entregou 1000 panfletos de orientação; a Secretaria do Idoso marcou presença com 100 vovôs e vovós; duas das quatro emissoras de TV participantes contabilizaram, juntas, 3.500 atendimentos e uma instituição de ensino superior doou 400 kits respiratórios.

Para além dos números, durante todo o dia a avenida Higienópolis registrou famílias inteiras passeando. Muitas elogiaram a organização do evento e afirmaram que a ideia de ocupar a rua em detrimento dos veículos deveria ocorrer mais vezes.

Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, o Dia Mundial sem Carro cumpriu seu objetivo. “O que a gente queria era chamar a atenção das pessoas para outras formas de vivenciar a cidade. Seja de bicicleta, a pé ou fazendo o seu exercício, muita gente compareceu. Foi bonito de ver a resposta positiva da comunidade”, avaliou.

Cortez agradeceu aos mais de 80 parceiros que acreditaram na ideia do Dia Mundial Sem Carro e proporcionaram para a Londrina um grande evento.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU