Página inicial > Últimas Notícias > CMTU é selecionada para vaga em câmara temática do Contran

CMTU é selecionada para vaga em câmara temática do Contran

Conquista permitirá que o Município participe de estudos técnicos e ajude a subsidiar o colegiado na tomada de decisões

• Criado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 18h40

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) foi selecionada para compor uma das cinco câmaras temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão máximo consultivo e normativo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no país. A indicação foi para a categoria “Engenharia de Tráfego e Sinalização” e o mandato tem validade até 2021. A seleção ocorreu por credenciamento e sorteio público realizado na sede do Contran, em Brasília, no dia 16 de outubro.

Responsáveis por atuar junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com assessoramento técnico, as câmaras temáticas têm como atribuição estudar e oferecer sugestões e embasamento profissional sobre assuntos específicos para as decisões do colegiado. Cada uma delas é constituída por 23 representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, além da sociedade civil.

Com a conquista do assento no grupo de estudos, a CMTU representará a região Sul do Brasil entre os órgãos ou entidades executivos de trânsito dos municípios. Nunca antes Londrina havia ocupado tal posição. Ao lado da cidade, representando as regiões Nordeste e Sudeste, respectivamente, estão a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza e a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos.

Como os estados do Norte e Centro-Oeste não apresentaram candidaturas, as vagas remanescentes ficaram com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba e a Prefeitura de Xanxerê, em Santa Catarina. Completam a formação da câmara, um representante do Denatran, um do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), um da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e outro da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Para o gerente de Fiscalização da CMTU, Jonas Rico, que responderá pela CMTU em Brasília, a seleção é oportunidade para que o município integre as discussões sobre tráfego, segurança viária e mobilidade em nível nacional. “Teremos a chance de levar nosso conhecimento e experiência para outros lugares do país, discutindo propostas e participando da tomada de decisões”, disse.

Já o gerente operacional de Trânsito Laércio Voloch, suplente da companhia na câmara, ressalta que a experiência servirá para que Londrina busque, também em outros locais, parte da solução para os problemas daqui. “Queremos apresentar questionamentos, sobretudo relacionados ao controle de velocidade. Quais os mecanismos legais utilizados em outras cidades? Como trazer para cá e facilitar a implantação dessas intervenções? São perguntas que esperamos responder”, afirmou.

O início das atividades da câmara temática “Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito” está marcado para o dia 25 de novembro, em Brasília, quando ocorrem a cerimônia de posse dos membros e a primeira reunião ordinária do grupo. Já o segundo encontro será realizado em dezembro, nos dias 18 e 19. A convocação para os compromissos foi recebida pela CMTU no último dia 7, por meio de processo eletrônico assinado pelo presidente do Contran, Jerry Adriane Dias Rodrigues.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU