Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura reforça os serviços de capina e roçagem no verão

Prefeitura reforça os serviços de capina e roçagem no verão

Em vigor desde outubro, medida amplia para 130 o número de trabalhadores envolvidos nas atividades e eleva a capacidade de atendimento

• Criado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 12h10

Com a aproximação do verão, período do ano em que as temperaturas permanecem mais elevadas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), está intensificando as atividades de capina e roçagem do mato. Apesar de a estação começar oficialmente somente no próximo dia 22, o reforço no serviço foi iniciado já em outubro. O objetivo é manter o asseio e conservação de áreas públicas como praças, fundos de vale e canteiros, onde o clima quente e chuvoso característico da época costuma acelerar o crescimento da vegetação.

Foto: CMTU

O incremento no trabalho está previsto em contrato e contempla os dois lotes operados pela Costa Oeste, terceirizada da CMTU responsável pela capina. De acordo com o texto, no semestre entre outubro e março o volume máximo de roçagem pode chegar a 1.713,408 m² mensais em cada lote, totalizando 3.426,816 m² em toda a cidade. A quantidade é superior aos 1.141,536 m² autorizados para os meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, quando os termômetros registram temperaturas mais amenas.

Para dar conta da demanda, a CMTU ampliou o número de trabalhadores e de veículos envolvidos nas ações. O corpo de funcionários foi elevado de 40 para 65 em cada lote. Com isso, Londrina conta agora com 130 pessoas encarregadas do corte do mato (operadores de roçadeira e soprador, coletor, capinador, servente geral, motorista entre outros). Em veículos no verão, são dois caminhões, dois ônibus, um trator, um giro zero e uma pick up.

O gerente de Limpeza Urbana da CMTU, Álvaro Marcos, ressalta que, apesar da ampliação no volume operacional, o cronograma de trabalho pode sofrer alterações e atrasos em função do clima. “Nesse período do ano, com temperaturas altas e precipitações mais frequentes, é natural que a vegetação cresça mais rápido em relação a outras épocas. Esse fator, somado à necessidade de aguardarmos o término de cada chuva para retomar o serviço e, assim, garantir a segurança das equipes, pode fazer com que o planejamento tenha mudanças. Para casos assim, contamos com a compreensão dos moradores”, destaca.

Foto: CMTU

Nesta semana, a programação da companhia contempla, no lote 1, os bairros Vista Bela, Padovani, Maria Celina, Continental, Parigot de Souza, Alto da Boa Vista, São Paulo, Jerônimo Nogueira, Porto Seguro, Planalto e Belleville. No 2, são atendidos os jardins Portal dos Pioneiros, Morumbi, Alexandre Urbanas, Chamonix, Santa Alice, Antares, Morumbi, Caravelle, São Pedro, Oriente e Aeroporto. O detalhamento dos serviços e das localidades percorridas pode ser conferido no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU