Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Município lança 1ª edição do “Programação Cidadã”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Município lança 1ª edição do “Programação Cidadã”

Evento na região norte vai oferecer serviços públicos, esporte, recreação, apresentações culturais e ações educativas, entre outras atividades

  • Criado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 09h43

A Prefeitura de Londrina realiza neste sábado (7), a partir das 9h, no conjunto Aquiles Stenghel, região norte da cidade, o “Programação Cidadã”. O evento é uma iniciativa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) em parceria com diversos órgãos e secretarias da administração, além de entidades convidadas. A programação inclui a oferta de serviços, esporte, apresentações culturais, ações educativas, entre outras atividades. O objetivo é promover a qualidade de vida da população, incentivar a utilização das áreas de uso coletivo e aproximar ainda mais poder público e comunidade.

As atrações a serem oferecidas giram em torno de quatro eixos fundamentais que buscam, ao mesmo tempo, desenvolver a consciência social, ambiental, cultural e esportiva dos moradores. Para isso, a organização buscou reunir uma série de iniciativas que dispensam deslocamentos e burocracia. Tudo num só lugar, visando o aproveitamento e a ocupação das localidades restauradas pelo Município por meio do mutirão “Cuidando da Cidade” e do “Programa de Revitalização de Praças e Espaços Públicos”, da CMTU.

A companhia marcará presença com atividades de conscientização para o trânsito, orientações sobre a coleta seletiva e quanto às possibilidades legais de isenção tarifária no transporte coletivo. A CMTU fará também o pré-cadastro para a emissão do alvará de vendedor ambulante, feirante e para a retirada de carteirinha de estacionamento exclusivo.

A Secretaria de Educação participará com apresentação de trabalhos da Escola Municipal Salim Aboriham e do CMEI Ruth dos Santos, enquanto a da Mulher falará das ações da pasta, sobretudo as voltadas ao combate à violência doméstica.

Já a Secretaria de Defesa Social vai demonstrar como funciona o uso de cães no rastreamento de entorpecentes, assim como fará simulações de busca, proteção e abordagem com o emprego de animais do canil da Guarda Municipal (GM).

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda  vai promover intermediação de mão de obra, agendamento de seguro-desemprego e de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social, além de atendimento para a obtenção de microcrédito.

A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) vai atuar com brincadeiras e atividades recreativas. A Sercomtel, o Procon e a Secretaria de Fazenda farão a apresentação de serviços. A Secretaria do Ambiente (Sema) lavará a biblioteca móvel itinerante e a Cohab fará a inscrição e a atualização cadastral de interessados na aquisição de apartamentos. Também ocorrerá a emissão de boletos e a negociação de prestações em atraso.

A Saúde dará instruções sobre o que fazer em casos de engasgo e parada cardiorrespiratória. Já a Ouvidoria Geral do Município vai efetuar o registro de reclamações da população. Também haverá o cadastro de moradores para acesso à plataforma SEI, que permite aos usuários dar entrada em pedidos na Prefeitura pela internet.

A programação inclui ainda, às 9h, alongamento para idosos com a equipe do SESC Centro, que oferecerá cama elástica, xadrez gigante e fará a divulgação de bolsas de estudo. O SESC Norte, por sua vez, vai realizar aferição de pressão arterial. Durante todo o evento, a Associação Londrinense de Circo promete chamar a atenção de crianças e adultos com acrobacias, malabarismo, palhaçadas e números de equilibrismo.

Para convidar a população a prestigiar o evento, a CMTU afixou cartazes em linhas de ônibus que atendem a região norte e realizou a entrega de panfletos nos domicílios. Com todos os serviços gratuitos, a expectativa é que, em 2020, o “Programação Cidadã” se repita em outros bairros e regiões de Londrina.

Serviço

Programação Cidadã – 1ª Edição

Sábado, dia 7 de dezembro, das 9h às 12h

Praça do Aquiles Stenghel, na avenida Saul Elkind, entre as ruas Jaime Moura de Lima e Elias Daniel Hatti

Texto: assessoria da CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página