Página inicial > Últimas Notícias > CMTU participa da segunda reunião de câmara temática do Contran

CMTU participa da segunda reunião de câmara temática do Contran

Compromisso em Brasília pretende, entre outras tarefas, retomar o processo de revisão dos manuais de sinalização do órgão

• Criado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 09h35

Nesta quarta (18) e quinta-feira (19), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participa, em Brasília, da segunda reunião dos membros que compõem as câmaras temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O encontro tem por objetivo retomar a análise e revisão dos manuais de sinalização do órgão, apresentar o cronograma de trabalho para 2020, discutir eventuais mudanças nas intervenções verticais, horizontais e semafóricas e, ainda, promover a integração das entidades participantes.

Representante da região sul do Brasil na câmara “Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito”, a CMTU marcará presença com o gerente de fiscalização, Jonas Rico, e o gerente operacional Laércio Voloch. Titular e suplente da companhia, eles tomaram posse e integraram a primeira reunião ordinária do grupo no último dia 25. Na oportunidade, foi explicada a dinâmica de atuação da equipe, que terá compromissos presenciais na capital federal a cada bimestre, além de reuniões online por meio de videoconferência.

Uma das atribuições dos selecionados será a de estudar, em turmas menores, temas específicos e aprofundados. Posteriormente, o resultado da pesquisa deverá ser apresentado aos demais para que, juntos, relatores e o restante da câmara elaborem um dossiê sobre o assunto. A intenção é que o documento, construído coletivamente, sirva de embasamento profissional para as decisões do Contran.

“A ideia é a publicação de resoluções sólidas, que não sejam objeto de revogações precoces”, explicou o gerente Jonas Rico. Segundo ele, a expectativa para o ano que vem é de muito trabalho e acúmulo de conhecimento. “Com a escolha da CMTU para compor a câmara, o município tem a oportunidade de contribuir na formulação de políticas para as áreas de tráfego, segurança viária e mobilidade. Queremos, assim, colaborar para um trânsito mais seguro também em nível nacional”, pontuou.

Câmaras – Responsáveis por atuar junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com assessoramento técnico, as câmaras temáticas têm como incumbência estudar e oferecer sugestões ao colegiado. Cada uma delas é constituída de 23 representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, além da sociedade civil.

A seleção da CMTU para atuar junto ao órgão máximo consultivo e normativo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no país ocorreu em outubro. O mandato tem validade até 2021 e, ao lado de Londrina, representando as regiões Nordeste e Sudeste, respectivamente, estão a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza e a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU