Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU participa da segunda reunião de câmara temática do Contran
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU participa da segunda reunião de câmara temática do Contran

Compromisso em Brasília pretende, entre outras tarefas, retomar o processo de revisão dos manuais de sinalização do órgão

  • Criado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 09h35

Nesta quarta (18) e quinta-feira (19), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) participa, em Brasília, da segunda reunião dos membros que compõem as câmaras temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O encontro tem por objetivo retomar a análise e revisão dos manuais de sinalização do órgão, apresentar o cronograma de trabalho para 2020, discutir eventuais mudanças nas intervenções verticais, horizontais e semafóricas e, ainda, promover a integração das entidades participantes.

Representante da região sul do Brasil na câmara “Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito”, a CMTU marcará presença com o gerente de fiscalização, Jonas Rico, e o gerente operacional Laércio Voloch. Titular e suplente da companhia, eles tomaram posse e integraram a primeira reunião ordinária do grupo no último dia 25. Na oportunidade, foi explicada a dinâmica de atuação da equipe, que terá compromissos presenciais na capital federal a cada bimestre, além de reuniões online por meio de videoconferência.

Uma das atribuições dos selecionados será a de estudar, em turmas menores, temas específicos e aprofundados. Posteriormente, o resultado da pesquisa deverá ser apresentado aos demais para que, juntos, relatores e o restante da câmara elaborem um dossiê sobre o assunto. A intenção é que o documento, construído coletivamente, sirva de embasamento profissional para as decisões do Contran.

“A ideia é a publicação de resoluções sólidas, que não sejam objeto de revogações precoces”, explicou o gerente Jonas Rico. Segundo ele, a expectativa para o ano que vem é de muito trabalho e acúmulo de conhecimento. “Com a escolha da CMTU para compor a câmara, o município tem a oportunidade de contribuir na formulação de políticas para as áreas de tráfego, segurança viária e mobilidade. Queremos, assim, colaborar para um trânsito mais seguro também em nível nacional”, pontuou.

Câmaras – Responsáveis por atuar junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com assessoramento técnico, as câmaras temáticas têm como incumbência estudar e oferecer sugestões ao colegiado. Cada uma delas é constituída de 23 representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, além da sociedade civil.

A seleção da CMTU para atuar junto ao órgão máximo consultivo e normativo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) no país ocorreu em outubro. O mandato tem validade até 2021 e, ao lado de Londrina, representando as regiões Nordeste e Sudeste, respectivamente, estão a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza e a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos.

Texto: Danylo Alvares / Assessoria CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página