Página inicial > Últimas Notícias > Conjunto Aquiles Stenghel recebe mutirão Bota Fora Unidos Contra a Dengue

Conjunto Aquiles Stenghel recebe mutirão Bota Fora Unidos Contra a Dengue

A concentração do “Bota Fora Unidos Contra a Dengue ”, será na praça que fica na avenida Saul Elkind, a partir das 8horas

• Criado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 08h49

Neste sábado (14), a partir das 8 horas, o mutirão de serviços “Cuidando da Cidade”, da Prefeitura de Londrina, iniciado na última terça-feira (11) na Avenida Saul Elkind, região norte, leva ao conjunto Aquiles Stenghel o programa “Bota Fora Unidos Contra a Dengue ”. A iniciativa tem como objetivo evitar o descarte irregular de resíduos pela população e auxiliar os moradores na limpeza dos quintais. A concentração, com a presença do prefeito Marcelo Belinati, será na praça que fica na avenida Saul Elkind com as ruas Jaime Moura de Lima, José Maria Perez e Elias Daniel Hatti.

Várias secretarias, órgãos municipais e entidades da sociedade civil estarão reunidos para recolher objetos e rejeitos que podem acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti. Caminhões e máquinas da CMTU, secretarias do Ambiente (SEMA), Obras, Saúde, Acesf, Cohab, Fundação de Esportes de Londrina, entre outras estarão trabalhando no  mutirão.

Dados da Secretaria Municipal de saúde revelam que 97% dos focos de dengue em Londrina estão nas residências, terrenos baldios ou pontos de despejo de lixo. De janeiro para cá, a cidade registrou 5830 notificações de casos suspeitos e 652 pessoas tiveram a confirmação da doença.

Com o “Bota Fora Unidos Contra a Dengue ”, que pretende atender cerca de 70 quarteirões entre as ruas Guilhermina Lahmann e Luís Carlos de Castro Costa, a população terá a oportunidade de retirar das casas e depositar nas calçadas tudo o que não tem mais serventia. Desde sofás, entulhos, móveis velhos, plásticos, passando por produtos eletroeletrônicos estragados, aparelhos da linha branca ou louças sanitárias e cubas. A intenção é promover uma verdadeira faxina no bairro e eliminar todos os possíveis criadouros do Aedes aegypti.

É o quarto “Bota Fora Unidos Contra a Dengue” que a Prefeitura realiza.

Foto: Arquivo CMTU

Recolhimento de pneus – Além da coleta dos materiais na modalidade porta a porta, outra importante ação na cruzada contra o mosquito será realizada no Aquiles Stenghel. Na terça-feira (18), das 8h30 às 17h, um convênio entre a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Reciclanip – entidade gestora do sistema de Logística Reversa de pneus no Brasil – irá receber os dispositivos entregues por borracheiros, moradores ou empresas. O recolhimento, realizado gratuitamente, será aberto a interessados de todas as regiões do município e não terá limite de unidades por descarte.

A parceria entre a CMTU e a entidade existe há cerca de dois anos e permite ao poder público o encaminhamento dos pneus retirados dos pontos de descarte. A iniciativa de desenvolver uma operação específica de coleta, sem custo e voltada a pessoas físicas e jurídicas veio da sensibilização quanto à questão da dengue. Nos pontos de despejo clandestino, onde eles se transformam em recipientes de acúmulo de água, é comum encontrá-los em grande quantidade.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU