Página inicial > Últimas Notícias > Região norte terá ponto para entrega de pneus nesta terça-feira (18)

Região norte terá ponto para entrega de pneus nesta terça-feira (18)

Ação faz parte do programa “Bota Fora Unidos Contra a Dengue” e vai atender o público em geral sem limite de unidades por descarte

• Criado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 08h45

Das 8h30 às 17h, desta terça-feira(18), borracheiros, moradores e comerciantes terão a oportunidade de fazer o descarte ambientalmente adequado de pneus em Londrina. Uma parceria entre a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Reciclanip – entidade responsável pela Logística Reversa para o setor no Brasil – vai receber e dar a destinação final gratuita aos resíduos arrecadados. A ação, aberta a todo o público e sem limite de unidades por pessoa, será realizada na praça do conjunto Aquiles Stenghel. O espaço fica na avenida Saul Elkind, entre as ruas Jaime Moura de Lima e Elias Daniel Hati.

O objetivo é evitar o despejo irregular de pneus em áreas públicas e particulares, impedindo que eles acumulem água e se tornem criadouros do mosquito da dengue. Outro propósito é estimular o envolvimento dos cidadãos na limpeza da cidade e no combate à doença. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 97% dos focos do Aedes aegypti estão nos quintais das casas, terrenos baldios ou pontos de descarte.

A iniciativa, um desdobramento do programa “Bota Fora Unidos Contra a Dengue”, ocorre em consequência do crescente volume de pneus encontrados com água parada nos fundos de vale, lixões clandestinos e residências em Londrina. Caso haja adesão da comunidade, a ideia é ampliar a coleta para outras regiões.

Foto: Vivian Honorato

Balanço – Além da ação desta terça-feira, desde o último sábado (14) caminhões da Prefeitura têm percorrido o Aquiles Stenghel para recolher materiais velhos depositados nas calçadas pelos moradores. O “Bota Fora” na região, que segue nos próximos dias, atendeu também os bairros Primavera e Vila Romana. Na soma geral, o balanço da operação indica a retirada de 30 caminhões de resíduos das moradias e locais públicos até agora. Vários órgãos da administração municipal integram a força-tarefa, entre eles a CMTU, as secretarias do Ambiente (Sema), Obras e Saúde, Acesf, Cohab e Fundação de Esportes de Londrina(FEL).

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU