Página inicial > Últimas Notícias > Ação do Município arrecada 10 mil pneus na zona norte de Londrina

Ação do Município arrecada 10 mil pneus na zona norte de Londrina

Parceria entre CMTU e entidade de Logística Reversa tinha como objetivo retirar os objetos dos imóveis para evitar o acúmulo de água

• Criado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 15h32

Cerca de 10 mil pneus foram arrecadados ontem (18) durante ação da Prefeitura de Londrina no conjunto Aquiles Stenghel, na região norte da cidade. Realizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) em parceria com a Reciclanip – entidade encarregada da Logística Reversa para o setor no país –, a iniciativa atendeu borracheiros, comerciantes e moradores em geral. Eles aceitaram o chamado do poder público e, das 8h30 às 17h, entregaram as unidades na praça do bairro, localizada na avenida Saul Elkind, entre as ruas Jaime Moura de Lima e Elias Daniel Hatti.

https://: opacity 0.3s ease 0s;">
Foto: CMTU

A arrecadação ocorreu como desdobramento do “Bota Fora Unidos Contra a Dengue”, operação que desde o último sábado (15) tem feito a retirada, na modalidade porta a porta, de entulhos, móveis velhos e materiais sem serventia guardados nos quintais das casas. O objetivo é recolher dos imóveis resíduos capazes de acumular água e, consequentemente, favorecer a proliferação de focos do mosquito da dengue. Informações da Secretaria de Saúde de Londrina apontam que 97% dos focos do Aedes aegypti estão nas residências, terrenos baldios ou áreas de descarte irregular. O acúmulo de pneus nestes lugares tem sido crescente, o que sensibilizou o Município para a ação com a Reciclanip.

Devido à demanda e à grande adesão da comunidade, a CMTU já iniciou tratativas com a organização para ampliar o ponto de coleta para outras localidades. Além do recolhimento dos pneus e do “Bota Fora”, a região do Aquiles Stenghel recebe, desde o dia 11, o mutirão de serviços “Cuidando da Cidade”. O trabalho, desenvolvido por meio de diversos órgãos e secretarias da administração, inclui recape asfáltico, implantação de luminárias LED, reforma de praças, poda de árvores, remoção de lixo e entulho, capina do mato, desobstrução de bueiros, entre outras melhorias.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU