Página inicial > Últimas Notícias > Monitoramento do trânsito e limpeza pública terão reforço em Londrina no Carnaval

Outros serviços, como a oferta de transporte coletivo, serão reduzidos em razão da baixa demanda

• Criado: Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 16h18

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) preparou um esquema especial de apoio ao Carnaval de rua em Londrina. Entre sábado (22) e terça-feira (25), alguns serviços serão reforçados para garantir a limpeza da cidade e o correto funcionamento do tráfego durante os dias de festa. Outros, em virtude do feriado e da baixa demanda, serão prestados em escala reduzida.

A operação de suporte à programação patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), terá início amanhã, a partir das 14h30, no Zerão. O espaço receberá o “Bloquinho do CLAC”, evento voltado aos pequenos foliões, e contará com equipe extra de asseio e conservação para fazer a remoção dos resíduos que forem gerados.

No domingo (23), o Bloco Bafo Quente promete arrastar grande público atrás do trio elétrico. O circuito começará pelo estacionamento do Zerão, às 15h, e seguirá pela Gomes Carneiro, avenida  Higienópolis e rua Professor Joaquim de Matos Barreto até o Aterro do Igapó. Neste último ponto, caçambas estarão posicionadas para o correto descarte do lixo. Durante todo o percurso, agentes de trânsito farão o bloqueio temporário de vias e varredores estarão a postos para limpar os detritos que ficarem pelo caminho.

Na terça, novamente os agentes municipais e equipes de limpeza estarão em atividade. Dessa vez na praça Nishinomiya, ao lado do Aeroporto, onde a partir das 17h ocorrerá a Paradinha do Trio com Bloco Bafo Quente e CLAC.

Além do trabalho de monitoramento do trânsito direcionado às festividades carnavalescas, neste período a CMTU atuará na fiscalização dos condutores no Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), no fechamento de vias no entorno do Igapó para a prática de atividades físicas e em blitze da Lei Seca, em parceria com as forças de segurança, a partir das 19h.

Outros serviços - Na segunda-feira (24), o transporte coletivo vai operar com a tabela de horários de sábado, mas haverá reforço nas linhas que atendem aos shoppings. Já na terça, feriado de Carnaval, todos os coletivos irão circular com as escalas de domingo.

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela abrirão para o recebimento de resíduos na segunda, das 8h às 17h, permanecendo fechados na terça. As atividades de capina e roçagem do mato, remoção de entulhos, conservação de lagos e os demais serviços de asseio da cidade seguirão normalmente nos dois dias.

A coleta do lixo também não terá alterações, enquanto o recolhimento dos recicláveis será feito parcialmente. As cooperativas Cooperoeste, Coocepeve, Ecorecin e Cooper Mudança optaram por transferir o atendimento do feriado para quarta-feira (26) e, para conferir se o bairro onde moram foi afetado, os moradores podem acessar o endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br.

Em todos os dias de Carnaval, a rodoviária terá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas. As feiras livres, feiras da lua e feiras gastronômicas terão funcionamento facultativo. Já os setores administrativos e de atendimento ao público da CMTU retornarão à programação habitual na quarta-feira de cinzas, a partir das 12h.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU