Página inicial > Últimas Notícias > Capina e mutirão contra a dengue são destaques da limpeza pública

Capina e mutirão contra a dengue são destaques da limpeza pública

Programação da CMTU visa combater a proliferação de focos do Aedes aegypti no município

• Criado: Segunda, 02 de Março de 2020, 08h45

Nesta segunda-feira (2), a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) inicia a programação semanal de limpeza pública com atividades em diversos pontos de Londrina. Os destaques do cronograma são o trabalho de capina e roçagem, que nos próximos cinco dias deve atender mais de 380 mil metros quadrados, assim como o mutirão “Bota Fora Unidos Contra a Dengue” na região norte. A iniciativa já percorreu bairros como o Aquiles Stenghel, Primavera, Maria Cecília e Luís de Sá e, somente no último sábado (29), retirou 60 caminhões de lixo do conjunto Vivi Xavier.

Na zona leste, as localidades atendidas pelo corte do mato são os jardins Albatroz, Santa Alice, São Pedro, Tomy, Antares, Tarumã, Aragarça, Milton Menezes, Catori, Monte Sinai, Vale do Cedro, Monterrey e Guararapes. A atividade inclui também o Ernani Moura Lima, Guilherme Pires, Belo Horizonte, loteamento Chamonix, residencial Abussafe, Alexandre Urbanas, Morumbi, Portal dos Pioneiros, Jardim da Luz e Jardim do Leste.

Na face norte da cidade, a poda da vegetação é realizada no Parigot de Souza, Alto da Boa Vista, São Paulo, Arapongas, Jerônimo Nogueira, Porto Seguro, Planalto e Belleville, além do entorno do Lago Norte. Em todos os pontos os roçadores atuam em praças, fundos de vale, terrenos do Município, fundos de vale, vielas, canteiros e rotatórias. Já entre os espaços particulares, em que a fiscalização prevê o envio de multa aos proprietários, a capina é feita na Gleba Palhano.

No Vivi Xavier, o expediente da CMTU integra equipe de 20 trabalhadores e envolve a utilização de pá-carregadeira, caminhões basculantes e triturador de galhos. A mão de obra e o maquinário são empregados no recolhimento e transporte de móveis velhos, entulhos, resíduos verdes e outros detritos retirados das residências ou coletados das áreas de descarte irregular. Os esforços visam combater o despejo clandestino de lixo e a proliferação de possíveis focos do mosquito da dengue.

No decorrer da semana, a companhia promove também a conservação do Zerão, passando pelas quadras esportivas, pistas de caminhada, parques infantis, gramado e anfiteatro. Executa espetagem e manutenção de lixeiras na região do Centro Cívico, Barragem, praça Guimarães e Aterro. No Igapó I, faz a limpeza completa do espelho d’água.

Os cuidados de varrição contemplam o quadrilátero central, bem como as avenidas Tiradentes, Leste-Oeste, Dez de Dezembro, Saul Elkind, Guilherme de Almeida, São João, Madre Leônia Milito e Duque de Caxias. O trabalho de lavagem de pisos, por sua vez, ocorre no Bosque Marechal Cândido Rondon, no Calçadão e nas praças do Centro Histórico. O detalhamento da programação pode ser conferido no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br. Pedidos e reclamações são registrados pela companhia no telefone 3379-7900.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU