Página inicial > Últimas Notícias > Município entrega reforma da Praça do Expedicionário

Município entrega reforma da Praça do Expedicionário

Solenidade de inauguração reuniu moradores, autoridades, estudantes e servidores de escolas da região; ontem, o prefeito entregou a Praça das Flores no Ouro Branco

• Criado: Quinta, 05 de Março de 2020, 14h46

Em solenidade realizada, na manhã desta quarta-feira (4), na Vila Industrial, na zona oeste, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, entregou as obras de revitalização da Praça do Expedicionário, localizada entre as ruas Galileu Galilei e Alfred Bernhard Nobel. Por meio de força-tarefa que reuniu diversos órgãos e secretarias da administração, o espaço foi completamente repaginado e agora está à disposição da comunidade.

Foto: Vivian Honorato

Durante a cerimônia, o prefeito destacou as melhorias realizadas no local, como a implantação de parquinho infantil, a reforma da academia ao ar livre e a instalação de luminárias LED que, além de mais econômicas e eficientes, elevam a sensação de segurança. “Com tudo iluminado e bem cuidado, estamos devolvendo a praça às famílias da região para o lazer e a prática de atividade física. Agora, a população tem que ocupar a área. Saem os mal-intencionados para a entrada das pessoas de bem”, afirmou.

Marcelo também elogiou a equipe multissecretarias envolvida na obra, responsável pelo conserto e construção de calçadas, pintura e colocação de mobiliários, limpeza, poda de árvores, plantio de grama, recape asfáltico e sinalização viária nas vias do entorno.  Ele aproveitou ainda para ressaltar o momento especial vivido pela cidade, que atualmente contabiliza cerca de 200 ações em andamento nas áreas infraestrutura viária, educação, saúde e atração de empresas.

Foto: Vivian Honorato

Ao lado do prefeito, o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, disse que a recuperação da Praça do Expedicionário era uma reivindicação antiga dos moradores. Próxima a um colégio estadual e situada em frente a uma escola do Município, a área, de acordo com ele, servirá para momentos de confraternização entre os estudantes e suas famílias. “Usufruam e cuidem deste espaço. Ele é de vocês”, estimulou.

Foto: CMTU

Na oportunidade, o presidente da Sociedade de Amigos do Jardim Bandeirantes e Vila Industrial (Sabi), Tiago Martinez, agradeceu a Prefeitura pela iniciativa e desafiou os moradores da região a se unirem para trabalhar em prol da cidade. Compartilhando do mesmo sentimento de gratidão, os aposentados Gregório Martins dos Santos, de 82 anos, e Sinéia Gonçalves, de 68, também se mostraram satisfeitos com a revitalização. “Ficou um céu aberto, coisa de primeira qualidade”, exaltou o primeiro. “Está bonito, agora as calçadas ficaram largas para a gente caminhar”, comemorou dona Sinéia.

Durante a solenidade, Oezir Marcelo Kantor, membro do conselho administrativo da Sociedade Rural do Paraná (SRP) e colaborador emérito do Exército Brasileiro, relembrou quando, 12 anos atrás, ocorreu a instalação do Monumento ao Expedicionário no local. Ele também assumiu o compromisso de pleitear junto ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana – responsável pelo Tiro de Guerra em Londrina – a restauração da peça que faz referência aos pracinhas que atuaram na Segunda Guerra Mundial.

Além do prefeito Marcelo e do presidente da CMTU, participaram da cerimônia o vice-prefeito, João Mendonça; o secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira; o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kuhl; o vereador Emanoel Gomes, alunos e servidores da Escola Municipal João XXIII, do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi e do Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros.

Foto: CMTU

Praça das Flores – Com exceção da área verde na Vila Industrial, o trabalho mais recente ocorreu no Parque Ouro Branco, na região sul, cujas obras da Praça das Flores foram entregues pelo prefeito na noite de ontem,  terça-feira (3). Além do prefeito, participaram da entrega os vereadores Estevão da Zona Sul e Amauri Cardoso; o vice-prefeito João Mendonça; o presidente da CMTU, Marcelo Cortez e lideranças comunitárias.

Desenvolvida pela atual gestão municipal como forma de estímulo ao lazer e cuidado com a saúde, o Programa de Revitalização de Praças e Espaços Públicos, desde que entrou em vigor, em 2018, já atendeu aproximadamente 208 locais nas mais diversas regiões da cidade.

O trabalho é resultado de parceria entre a CMTU, as secretarias municipais de Obras e Pavimentação (SMOP), do Ambiente (SEMA) e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, além da Sercomtel Iluminação.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU