CMTU prorroga vencimento de cartões de estacionamento exclusivo
Medida tem como objetivo dispensar idosos, um dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, de viagens e atendimentos presenciais que poderiam ser evitados
Para ampliar as medidas de contenção e enfrentamento ao novo coronavírus em Londrina, a Prefeitura da cidade, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), decidiu prorrogar automaticamente, até o dia 30 de abril, a data de validade das credenciais de estacionamento exclusivo para idosos – um dos grupos de risco para a doença. A medida, que abrange também os que têm direito às vagas para pessoas com deficiência, vale para as carteirinhas que venceriam a partir de 17 de março.
A decisão – oficializada pelo diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, através de ato executivo – foi tomada em consonância com as determinações do Ministério da Saúde e do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Londrina, criado para atuar no gerenciamento de proteção ao COVID-19. O objetivo é favorecer as recomendações de diminuição do contato social e evitar que a população idosa busque atendimento presencial na companhia. Estudos apontam maior presença de sintomas, complicações e mortes para pessoas nesta faixa etária acometidas pelo vírus.
Cortez explica que, durante o período de prorrogação da validade, as ações de fiscalização sobre o uso das vagas exclusivas deverão considerar o que ficou estabelecido pelo ato executivo. “Dessa forma, se o agente de trânsito se deparar com uma credencial expirada a partir de 17 de março, não haverá a lavratura do auto de infração”, conta o diretor-presidente.
Ele ressalta, no entanto, que apesar de a carteirinha ser aceita em todo o território nacional, a medida administrativa que adia o vencimento para 30 de abril é válida somente para Londrina. “Isso significa que, em outras cidades, a utilização do cartão vencido poderá acarretar multa”, adverte.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso irregular das vagas de estacionamento exclusivo é configurado infração de natureza gravíssima, com autuação de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação.
Novas credenciais – Também para evitar que condutores acima dos 60 anos se desloquem até a CMTU, a companhia está estimulando que novas solicitações de carteirinha de idoso sejam feitas pela internet. O pedido pode ser realizado por meio da plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), no endereço www.pia.pr.gov.br. Ao se cadastrar no site, o usuário tem acesso, em um só lugar, a este e a aproximadamente outros 380 serviços do Governo do Estado.
Outras medidas – Na intenção de reduzir as chances de contaminação pelo novo coronavírus entre os usuários do transporte coletivo, a CMTU iniciou ontem (17) – por determinação da Prefeitura de Londrina – o trabalho de higienização dos ônibus. A desinfecção de corrimões e seguradores com panos e álcool em gel é feita assim que cada ônibus completa a viagem e estaciona no Terminal Central ou nos de bairro. Desenvolvida por funcionários das concessionárias TCGL e Londrisul, a ação inclui ainda a instalação de dispensers com o líquido antisséptico nos sanitários.
A ação de limpeza é reforçada com a lavagem diária e completa que já é realizada em todos os veículos antes de sair da garagem. Os ônibus, também seguindo a orientação o decreto municipal, estão rodando com as janelas abertas.
Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU
Redes Sociais