Página inicial > Últimas Notícias > CMTU prorroga vencimento de cartões de estacionamento exclusivo

CMTU prorroga vencimento de cartões de estacionamento exclusivo

Medida tem como objetivo dispensar idosos, um dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, de viagens e atendimentos presenciais que poderiam ser evitados

• Criado: Quinta, 19 de Março de 2020, 08h40

Para ampliar as medidas de contenção e enfrentamento ao novo coronavírus em Londrina, a Prefeitura da cidade, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), decidiu prorrogar automaticamente, até o dia 30 de abril, a data de validade das credenciais de estacionamento exclusivo para idosos – um dos grupos de risco para a doença.  A medida, que abrange também os que têm direito às vagas para pessoas com deficiência, vale para as carteirinhas que venceriam a partir de 17 de março.

A decisão – oficializada pelo diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, através de ato executivo – foi tomada em consonância com as determinações do Ministério da Saúde e do Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Londrina, criado para atuar no gerenciamento de proteção ao COVID-19. O objetivo é favorecer as recomendações de diminuição do contato social e evitar que a população idosa busque atendimento presencial na companhia. Estudos apontam maior presença de sintomas, complicações e mortes para pessoas nesta faixa etária acometidas pelo vírus.

Cortez explica que, durante o período de prorrogação da validade, as ações de fiscalização sobre o uso das vagas exclusivas deverão considerar o que ficou estabelecido pelo ato executivo. “Dessa forma, se o agente de trânsito se deparar com uma credencial expirada a partir de 17 de março, não haverá a lavratura do auto de infração”, conta o diretor-presidente.

Ele ressalta, no entanto, que apesar de a carteirinha ser aceita em todo o território nacional, a medida administrativa que adia o vencimento para 30 de abril é válida somente para Londrina. “Isso significa que, em outras cidades, a utilização do cartão vencido poderá acarretar multa”, adverte.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso irregular das vagas de estacionamento exclusivo é configurado infração de natureza gravíssima, com autuação de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira de habilitação.

Novas credenciais – Também para evitar que condutores acima dos 60 anos se desloquem até a CMTU, a companhia está estimulando que novas solicitações de carteirinha de idoso sejam feitas pela internet. O pedido pode ser realizado por meio da plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), no endereço www.pia.pr.gov.br. Ao se cadastrar no site, o usuário tem acesso, em um só lugar, a este e a aproximadamente outros 380 serviços do Governo do Estado.

Outras medidas – Na intenção de reduzir as chances de contaminação pelo novo coronavírus entre os usuários do transporte coletivo, a CMTU iniciou ontem (17) – por determinação da Prefeitura de Londrina – o trabalho de higienização dos ônibus. A desinfecção de corrimões e seguradores com panos e álcool em gel é feita assim que cada ônibus completa a viagem e estaciona no Terminal Central ou nos de bairro. Desenvolvida por funcionários das concessionárias TCGL e Londrisul, a ação inclui ainda a instalação de dispensers com o líquido antisséptico nos sanitários.

A ação de limpeza é reforçada com  a lavagem diária e completa que já é realizada em todos os veículos antes de sair da garagem. Os ônibus, também seguindo a orientação o decreto municipal, estão rodando com as janelas abertas.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU