Página inicial > Últimas Notícias > Mutirão recolhe 110 caminhões de entulho no Vista Bela e Padovani

Mutirão recolhe 110 caminhões de entulho no Vista Bela e Padovani

Ação faz parte do Bota Fora Unidos Contra a Dengue, realizada neste fim de semana

• Criado: Segunda, 30 de Março de 2020, 14h58

A expectativa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e dos servidores da Prefeitura de Londrina era de retirar de 20 a 30 caminhões de entulho durante a realização do Bota Fora Unidos Contra a Dengue, que percorreu as ruas dos bairros Vista Bela e do Padovani, na zona norte da cidade.

Porém, neste fim de semana, a iniciativa recolheu quase o dobro do que se esperava – foram 110 caminhões com muito material que poderia acumular água parada e proliferar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Desse total, mais de 90% dos rejeitos foram retirados do Vista Bela e cerca de 10% do Padovani. Cada caminhão leva até 12 metros cúbicos de resíduos. Por isso, somados, foram descartados corretamente o equivalente a 660 metros cúbicos de lixo, o que daria para encher quase 5.300 carriolas de pedreiro.

Foto: divulgação

Entre os produtos descartados havia eletrodomésticos, pneus, garrafas de vidro, vasos, latões, baldes, móveis estragados, sofás quebrados, pedaços de madeira, louças sanitárias, entulhos de construção, entre outros. Para facilitar o trabalho e conseguir ajudar o máximo de famílias possível, a CMTU orientou os moradores a deixarem todos os materiais a serem descartados nas calçadas em frente às residências. Assim, os profissionais passaram recolhendo tudo com a ajuda de pás carregadeiras e caminhões caçamba.

Além disso, os pontos de descarte irregular encontrados durante a ação também foram limpos. O objetivo do “Bota Fora” é cuidar da cidade mesmo durante o período de isolamento social devido ao Coronavírus e, dessa maneira, lembrar a população de que todos devem continuar atentos aos seus quintais para não proliferar também outra doença perigosa, a dengue.

Foto: divulgação

Prevenção– Cuidados simples ajudam a evitar e combater o mosquito que também transmite a zika, febre Chikungunya e a febre amarela. Com cerca de 10 minutos por dia, os moradores podem olhar seus jardins e verificar se não há água parada em vasos de flores e plantas, recipientes para água dos animais (cachorros, pássaros e gatos), bandejas de ar condicionado e de refrigerados mais antigos, lajes, telhados e calhas de água da chuva, caixas d’água, tanque, ralos, entre outros.

Além disso, qualquer pessoa pode denunciar a presença de mosquitos ou de recipientes com água parada em locais públicos ou ainda em imóveis abandonados. Para isso, basta telefonar para o Disque-Dengue de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h, pelo 0800-4001893.

O mutirão “Bota Fora Unidos Contra a Dengue” é realizado pela CMTU em parceria com as secretarias municipais do Ambiente (SEMA), Obras e Pavimentação (SMOP) e de Saúde (SMS), além de contar com a ajuda da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), Companhia de Habitação (COHAB) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Para a Imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessoria de comunicação da CMTU, pelo 3379-7905.