Mutirão recolhe 110 caminhões de entulho no Vista Bela e Padovani
Ação faz parte do Bota Fora Unidos Contra a Dengue, realizada neste fim de semana
A expectativa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e dos servidores da Prefeitura de Londrina era de retirar de 20 a 30 caminhões de entulho durante a realização do Bota Fora Unidos Contra a Dengue, que percorreu as ruas dos bairros Vista Bela e do Padovani, na zona norte da cidade.
Porém, neste fim de semana, a iniciativa recolheu quase o dobro do que se esperava – foram 110 caminhões com muito material que poderia acumular água parada e proliferar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Desse total, mais de 90% dos rejeitos foram retirados do Vista Bela e cerca de 10% do Padovani. Cada caminhão leva até 12 metros cúbicos de resíduos. Por isso, somados, foram descartados corretamente o equivalente a 660 metros cúbicos de lixo, o que daria para encher quase 5.300 carriolas de pedreiro.
Entre os produtos descartados havia eletrodomésticos, pneus, garrafas de vidro, vasos, latões, baldes, móveis estragados, sofás quebrados, pedaços de madeira, louças sanitárias, entulhos de construção, entre outros. Para facilitar o trabalho e conseguir ajudar o máximo de famílias possível, a CMTU orientou os moradores a deixarem todos os materiais a serem descartados nas calçadas em frente às residências. Assim, os profissionais passaram recolhendo tudo com a ajuda de pás carregadeiras e caminhões caçamba.
Além disso, os pontos de descarte irregular encontrados durante a ação também foram limpos. O objetivo do “Bota Fora” é cuidar da cidade mesmo durante o período de isolamento social devido ao Coronavírus e, dessa maneira, lembrar a população de que todos devem continuar atentos aos seus quintais para não proliferar também outra doença perigosa, a dengue.
Prevenção– Cuidados simples ajudam a evitar e combater o mosquito que também transmite a zika, febre Chikungunya e a febre amarela. Com cerca de 10 minutos por dia, os moradores podem olhar seus jardins e verificar se não há água parada em vasos de flores e plantas, recipientes para água dos animais (cachorros, pássaros e gatos), bandejas de ar condicionado e de refrigerados mais antigos, lajes, telhados e calhas de água da chuva, caixas d’água, tanque, ralos, entre outros.
Além disso, qualquer pessoa pode denunciar a presença de mosquitos ou de recipientes com água parada em locais públicos ou ainda em imóveis abandonados. Para isso, basta telefonar para o Disque-Dengue de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h, pelo 0800-4001893.
O mutirão “Bota Fora Unidos Contra a Dengue” é realizado pela CMTU em parceria com as secretarias municipais do Ambiente (SEMA), Obras e Pavimentação (SMOP) e de Saúde (SMS), além de contar com a ajuda da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), Companhia de Habitação (COHAB) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Para a Imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessoria de comunicação da CMTU, pelo 3379-7905.
Redes Sociais