Página inicial > Últimas Notícias > Bota Fora Unidos Contra a Dengue chega ao Piza, José Bastos e Neman Sahyun

Bota Fora Unidos Contra a Dengue chega ao Piza, José Bastos e Neman Sahyun

Ação vai recolher materiais que possam acumular água nestes bairros da zona sul a partir de hoje; na região norte, últimos mutirões retiraram 607 caminhões de entulhos

• Criado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 08h31

Depois de passar por diversas regiões de Londrina e retirar 77 caminhões de lixo e entulho dos bairros Chefe Newton e José Giordano, na zona norte, no início desta semana, o mutirão “Bota Fora Unidos Contra a Dengue” chega nesta quarta-feira (8) aos jardins Piza, José Bastos de Almeida e Neman Sahyun, localizados na região sul da cidade. A iniciativa é coordenada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e tem participação de servidores de vários órgãos e secretarias da administração.

Durante a ação, caminhões basculantes percorrerão ruas e avenidas para recolher sofás, móveis em madeira, louças sanitárias, ferragens, entulhos e demais materiais sem serventia ou que possam acumular água guardados no interior das residências. O objetivo é que os moradores limpem os quintais das casas, façam a disposição dos itens nas calçadas e, assim, contribuam para a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. As orientações quanto ao procedimento têm sido repassadas por carros de som e pelos agentes de endemias em trabalho na região.

Além da coleta e remoção de resíduos na modalidade porta a porta, o mutirão também promoverá a limpeza de fundos de vale e outros locais utilizados incorretamente para o descarte irregular de detritos.

Desde a semana passada, na região norte, os mutirões, somando os 77 caminhões do Chefe Newton e José Giordano,  retiraram 607 caminhões de entulhos e materiais que as pessoas não usavam dos bairros Vista Bela, Padovani, Maria Celina, Santo André, Ana Terra, São Jorge e Novo Horizonte.  Entre eles havia garrafas de vidro e de plástico, pneus, baldes, sofás velhos, pedaços de madeira, resíduos de construção civil, eletrodomésticos estragados, peças de sanitários, entre outros.

Com os mutirões de limpeza, a intenção do Município é reduzir o índice de infestação do mosquito da dengue. Segundo os dados do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2020, 88% dos focos de larvas do mosquito estão dentro de residências dos londrinenses. Com isso, a cidade alcançou o índice de 7,7% de infestação, ou seja, de cada 100 imóveis visitados, quase 8 deles está com focos da dengue.

Além da CMTU, participam do mutirão “Bota Fora Unidos Contra a Dengue” as secretarias municipais do Ambiente (SEMA), de Saúde, Obras e Pavimentação (SMOP) e de Planejamento, Orçamento e Tecnologia. A força-tarefa conta ainda com suporte da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), Companhia de Habitação (COHAB) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU