Bairros Paraíso, Saltinho, Atlanta e Tarobá recebem mutirão contra a dengue
Ação visa combater a proliferação de criadouros do Aedes aegypti nos domicílios e pontos de descarte irregular
Intensificados pela Prefeitura de Londrina com o objetivo de reduzir os índices de infestação do Aedes aegypti, os mutirões “Bota Fora Unidos Contra a Dengue” continuam a atender vários bairros da cidade ao mesmo tempo. A partir desta segunda-feira (4), a iniciativa chega ao Jardim Paraíso, na região norte, e aos conjuntos Saltinho, Atlanta e Tarobá, na zona sul.
Nestes locais, moradores terão a oportunidade de fazer a limpeza dos imóveis e retirar dos quintais tudo o que não tem mais serventia ou acumula água. Após serem depositados nas calçadas, os materiais serão recolhidos por trabalhadores da Prefeitura.
Outro serviço realizado durante a ação será a recuperação de fundos de vale e outros pontos utilizados para o descarte irregular de resíduos. Para isso, o trabalho contará com o suporte de tratores e caminhões.
Coordenados pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), os mutirões contra a dengue são executados de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os dados servem para direcionar os esforços, segundo o índice de infestação do mosquito transmissor identificado em cada localidade.
Ampliadas a partir do dia 21 de março, as ações têm se mostrado eficazes na guerra contra a dengue. Números da SMS apontam que, na 13ª e 14ª semanas epidemiológicas, Londrina contabilizava 19 bairros com alta incidência do Aedes – número que caiu para cinco entre a 17ª e a 18ª semanas. Em relação as notificações, na 14ª semana epidemiológica, há cinco semanas, o município registrou 1.044 notificações relacionadas à doença, caindo para 33, na 17ª semana.
Nos últimos 40 dias, foram limpos mais de 30 bairros em todas as regiões. No acumulado, o trabalho já retirou das ruas e residências 1.720 veículos lotados de detritos.
Contemplados na última quinzena, os bairros Palmas, Residencial do Café, Parati, Paracatu e Parigot de Souza, na região norte, assim como o Jamile Dequech, na zona sul, tiveram como saldo da força-tarefa a remoção de 160 caminhões de lixo.
Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU
Redes Sociais