Página inicial > Últimas Notícias > Podcast expõe comportamento como a principal causa de mortes no trânsito em Londrina

Terceiro episódio de programa, produzido pela CMTU, aborda as infrações por trás das estatísticas de violência

• Criado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 18h00

Já está no ar o mais novo episódio do CMTU Acontece, o podcast de informações e notícias da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Publicado nesta segunda-feira, dia 1º de junho, o programa trata mais uma vez sobre o Maio Amarelo – mês de conscientização para o elevado índice ocorrências e mortes nas ruas do país.

Os convidados da edição são os servidores Laercio Voloch e Lauro Costa Neto, lotados na Gerência Operacional de Trânsito. Além de contarem como funciona o processo de monitoramento, compilação e análise dos acidentes e óbitos registrados em Londrina, eles revelam informações importantes por trás das estatísticas.

Entre elas está a constatação de que, em 2019, 55% dos episódios fatais nas vias do município envolveram o excesso de velocidade – atualmente a infração mais cometida pelo motorista londrinense, com 18.680 registros entre janeiro e abril deste ano. Outro dado que chama atenção é que 80% das mortes no período analisado poderia ter sido evitada se todas as orientações do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) tivessem sido seguidas.

Além de elencar o fator comportamental como a causa de morte preponderante nas ruas e avenidas da cidade, o programa fala da competência da CMTU na proposição de novas sinalizações. Aborda ainda como tem sido a participação da companhia, enquanto órgão representante da região sul do Brasil, em duas câmaras temáticas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Disponível nos principais agregadores de podcast e produzido por funcionários da própria empresa, o CMTU Acontece foi lançado em abril com o intuito de auxiliar a população com informações relevantes de serviços públicos como trânsito, transporte e limpeza urbana.

O episódio pode ser acessado pelo endereço https://anchor.fm/cmtuacontece/episodes/Episodio-3—Maio-Amarelo-Parte-2-eeo2rq.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU