Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Podcast discute a gestão de resíduos em Londrina em tempos de pandemia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Podcast discute a gestão de resíduos em Londrina em tempos de pandemia

Produzido pela CMTU, programa aborda desde o descarte adequado de máscaras até o sistema de coleta seletiva, o aterro sanitário e o problema do descarte irregular

  • Criado: Sexta, 26 de Junho de 2020, 15h48

 

Em seu quarto episódio, o podcast de informações e notícias da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) recebe o atual gerente de resíduos, Gilmar Domingues, para debater a situação dos detritos gerados na cidade. Com quase quarenta minutos de duração, o programa traça um panorama geral do manejo do lixo realizado pelo poder público local.

Disponibilizado nos principais agregadores de podcast nesta sexta-feira (26), a mais nova edição do “CMTU Acontece” aborda as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o descarte adequado de luvas e máscaras de contenção em tempos de pandemia.

Desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil e o uso dos equipamentos de proteção se tornou obrigatório em ambientes coletivos, as cooperativas de catadores que atuam no município têm se queixado sobre a disposição incorreta dos itens em meio ao material reciclável coletado nos domicílios.

Além de instruir quanto ao despejo ideal dos artigos, Domingues conta como os trabalhadores do sistema têm lidado com o temor da contaminação pela Covid-19, uma vez que estudos indicam que o vírus pode sobreviver em superfícies como metal, vidro e plástico por até três dias.

Outro assunto debatido no programa é o gerenciamento da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), cujas células de aterramento recebem, desde 2010, o lixo domiciliar produzido em Londrina. Graças às técnicas de gestão atualmente em vigor, o espaço comemora a sobrevida – até meados de setembro próximo – da sua quinta vala, inaugurada em 2018.

O gerente de resíduos repercute também o mau comportamento de parte da população que insiste no descarte irregular de entulhos em fundos de vale e terrenos baldios. Considerada infração ao Código de Posturas do Município, a prática colabora para a proliferação do mosquito da dengue e outros vetores de doenças, além de consumir importantes cifras de dinheiro público nos trabalhos de limpeza.

O podcast traz ainda informações sobre a utilização dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e a chamada logística reversa, conjunto de ações desenvolvidas por fabricantes e comerciantes para devolver à cadeia produtiva de materiais como latas de tintas, pneus, lâmpadas, pilhas e baterias.

Lançado em abril, o “CMTU Acontece” é produzido por funcionários da própria companhia e se dedica a tratar – de maneira clara e descontraída – sobre  temas importantes na vida do londrinense. A cada 15 dias, episódios inéditos discutem assuntos como trânsito, transporte coletivo e limpeza da cidade, entre outros tópicos.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página