Página inicial > Últimas Notícias > Conjunto Luiz de Sá ganha praça revitalizada

Conjunto Luiz de Sá ganha praça revitalizada

Área verde foi repaginada com uma série de melhorias; um dos destaques é a construção de palco para a realização de apresentações artísticas e culturais

• Criado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 17h53

Moradores do conjunto Luiz de Sá e de outras partes da região norte agora têm mais uma opção de lazer ao ar livre. Em uma força-tarefa que reuniu diversos órgãos e secretarias da administração,  a Prefeitura de Londrina revitalizou a praça Valdemir de Brito, localizada entre as ruas Lino Sachetin e Wilson Gonçalves Brandão. A entrega das melhorias está programada para ocorrer às 19h desta segunda-feira (20), quando o prefeito Marcelo Belinati visitará o local para conferir a conclusão das obras.

Foto: CMTU

Além da iluminação inteira em LED, que proporciona mais segurança aos frequentadores e vizinhos do entorno, o espaço ganhou calçadas amplas e niveladas, propícias à prática de corrida e caminhada. O mobiliário urbano, composto de bancos, mesas e lixeiras, foi incrementado com novos itens.

A academia ao ar livre foi reformada e, para o divertimento das crianças, houve a instalação de parque equipado com balanço, gangorra, escorregador e gira-gira. As vias que circulam o local receberam nova sinalização de trânsito, enquanto as árvores tiveram poda e manutenção geral. Completa o conjunto de benfeitorias, a construção de um palco para a realização de apresentações artísticas e culturais, entre outros eventos, que poderão servir para apresentações da vila cultural, do CRAS e da Paróquia Santa Cruz. Os muros do entorno da praça também foram pintados.

A reestruturação da área integra o Programa de Revitalização de Praças e Espaços Públicos, que, de 2018 para cá, já atendeu a mais de 260 logradouros em todas as regiões da cidade. Responsável por contemplar inclusive o perímetro rural, a iniciativa é desenvolvida por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), das secretarias de Obras e Pavimentação (SMOP), do Ambiente e de Planejamento, da Sercomtel Iluminação e Fundação de Esportes (FEL).

Revitalização da praça no Jardim Vila Adriana. Foto: Vivian Honorato

Praça do Jardim Adriana – Na sexta-feira (17), no início da noite, o prefeito fez uma visita, conversou com moradores do local e entregou oficialmente a revitalização da praça situada entre as ruas Espanha, Alemanha e Suíça, no Jardim Adriana, região sul da cidade.

Foto: Vivian Honorato

Marcelo  lembrou aos moradores que a Prefeitura continua revitalizando as áreas públicas de Londrina para que sejam utilizadas no período após a pandemia do coronavírus. “É um momento de ficar em casa para evitar o contágio com o coronavírus”, disse.

O trabalho no local incluiu a construção de novas passarelas, implantação de bancos, mesas e lixeiras, instalação de parque infantil e ajardinamento. Também foram realizadas ações de limpeza, poda e erradicação de árvores, recuperação de equipamentos de ginástica e troca das traves do campo de futebol. Na área de segurança, a iniciativa contemplou a colocação de dois superpostes com quatro pétalas cada, para iluminar todo o local com 8 luminárias especiais, em LED – mais eficientes, duráveis e econômicas –, das lâmpadas de vapor de sódio que até então clareavam a área. No entorno da praça, foram trocadas 15 luminárias por LED.

Foto: Vivian Honorato

Já no quesito mobilidade o serviço envolveu o recape asfáltico e a demarcação de nova sinalização de trânsito nas vias que circundam o espaço. Além delas, contaram com a benfeitoria as ruas Escócia, Hungria e Dinamarca, localizadas nas proximidades. Foram executados 8.600 metros quadrados de reperfilagem asfáltica, com recursos próprios do Município.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU