Página inicial > Últimas Notícias > Novo Terminal do Vivi Xavier entra em operação

Novo Terminal do Vivi Xavier entra em operação

Além das novidades para os usuários do transporte coletivo, início do funcionamento trouxe mudanças ao trânsito da região

• Criado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 11h59

Começou a funcionar às 14h desta terça-feira (18) o novo Terminal Urbano do Vivi Xavier, na zona norte de Londrina. O início da operação ocorre após a entrega das obras, realizada na manhã da última sexta (14). Responsável por abrigar 25 linhas do transporte coletivo, das 5h à meia-noite e meia, a estrutura passa a oferecer aos mais de 20 mil passageiros da região, muito mais conforto, segurança e agilidade durante os deslocamentos.

O local de integração tem 2.877 m² de área construída – 1.500 m² a mais que o antigo, inaugurado no início da década de 90 –, quatro corredores para os ônibus e plataformas de embarque e desembarque, iluminação em LED, sanitários, fraldário, bicicletário e paraciclo.

Foto: CMTU

O novo terminal conta ainda com cobertura metálica e de alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas mais modernas, sistema de monitoramento por câmeras de segurança, salas administrativas, muros, gradis, piso tátil e rampas de acessibilidade.

Na avaliação do diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, o pontapé inicial nas atividades traz mais modernidade, comodidade e respeito aos usuários. “Trata-se de uma obra de extrema relevância, que mostra o poder público atuando e cuidando do cidadão. Mesmo com o início da operação, nossos agentes continuarão a postos, dentro e fora do terminal, para dar todo suporte a passageiros, motoristas e a comunidade em geral”, garantiu.

Para o diretor de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, a principal vantagem da nova estrutura é a ampliação do espaço e a cobertura. “As acomodações antigas não ofereciam proteção lateral contra a chuva. Além disso, à época da construção as normas de acessibilidade eram bem diferentes das de hoje. Agora, no entanto, eliminamos estes e outros problemas. Certamente, todo o público terá mais conforto ao utilizar a área”, assegurou.

Aposentada Edinalva Souza. Foto: CMTU

A aposentada Edinalva Cerqueira de Souza, de 67 anos, concorda com a afirmação. Moradora do conjunto Vivi Xavier há quase 50 anos, ela diz ter ficado satisfeita com as mudanças. “Quando eu vim para cá, nem o primeiro terminal existia. No antigo, quando chovia e ventava, a água atravessava de um lado a outro. Mas agora está ótimo, tudo muito bonito”, ressaltou.

Estudante Bruna Souza. Foto: CMTU

A estudante de psicologia e atendente de farmácia, Bruna Larissa de Souza, de 22 anos, mora no jardim Porto Seguro e faz uso do transporte público praticamente todos os dias, de manhã e à noite. Ela diz que, antigamente, a situação era complicada, mas que a impressão é que atualmente é outra. “Não andei por todo o espaço, mas a primeira vista já dá para perceber que ficou bom, mais amplo. A estrutura parece excelente, não vamos mais tomar chuva”, comemorou.

Com cerca de R$ 5,2 milhões investidos com recursos provenientes do governo federal, a reconstrução do Terminal Vivi Xavier começou em junho de 2019. A obra foi executada pela empresa catarinense Salver Construtora, vencedora do processo licitatório.

Foto: CMTU

Alterações viárias – Com a entrada em funcionamento do novo Terminal Vivi Xavier, a CMTU executou a liberação do trânsito na avenida Saul Elkind no sentido Ibiporã, entre as ruas Lindalva Silva Bassetto e Salim Sahão. No quarteirão funcionava o local provisório de atendimento aos passageiros. Os pontos e grades instalados temporariamente na área começarão a ser removidos nos próximos dias, assim que as condições climáticas melhorarem.

Foto: CMTU

Outra novidade nas imediações do terminal é a duplicação da Rua Joubert de Carvalho entre a Rua Murilo Alvarenga e a Saul Elkind. O cruzamento com a avenida ganhou um conjunto semafórico de três tempos, que a partir de hoje passa a disciplinar também o fluxo oriundo da Rua Lindalva Silva Basseto.

Para os condutores que trafegam por ela e pela Joubert de Carvalho, é possível acessar a Saul Elkind nos dois sentidos de circulação. Já para quem segue pela avenida em direção ao cemitério Jardim da Saudade fica proibida a conversão à esquerda em frente ao terminal.