Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU realiza blitz educativa em homenagem ao Dia do Ciclista
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU realiza blitz educativa em homenagem ao Dia do Ciclista

Ação na área central e região norte inclui a distribuição de kits com máscara de pano, bracelete refletivo e panfleto

  • Criado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 13h13

 

Neste sábado (22), a partir das 9h, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove ação educativa em homenagem ao Dia Nacional do Ciclista. A data foi celebrada na última quarta-feira (19), mas a comemoração em Londrina teve de ser adiada em razão do clima chuvoso.

Programada para ter início no Zerão, na área central, e se repetir às 11h em frente ao Sesc da avenida Saul Ellkind , na região norte, a atividade inclui a abordagem de ciclistas e a distribuição de kits com máscara de contenção contra o coronavírus, bracelete refletivo e panfleto de instruções.

Foto: Emerson Dias

De acordo com o diretor de Trânsito da CMTU, major Sergio Dalbem, o objetivo da blitz é homenagear os adeptos da bike e estimular que outras pessoas também venham a aderir à modalidade, seja por lazer ou mesmo nos deslocamentos diários. “O uso da bicicleta traz benefícios individuais e coletivos, como a melhora da saúde, do bem-estar e a diminuição do número de veículos nas ruas”, afirma.

Dalbem ressalta que o município tem avançado na estruturação de uma rede cicloviária cada vez mais atrativa. “A própria Saul Elkind e, em breve a avenida Leste-Oeste, são bons exemplos de vias com espaço reservado ao ciclista”, comenta.

Apesar de os acidentes com bike acontecerem em menor escala e, em geral, serem ocorrências de menor gravidade, o diretor reforça a necessidade de utilização dos equipamentos de segurança adequados. “Capacete, luvas, joelheiras e calçados bem ajustados aos pés são itens indispensáveis. Além disso, no período noturno ainda é preciso usar roupas claras, luzes sinalizadoras e adesivos refletivos nas raias laterais da bicicleta”, orienta.

Segundo o Plano de Mobilidade Urbana, apresentado à Câmara de Vereadores, em maio passado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), atualmente apenas 1,1% das viagens diárias realizadas na cidade têm a bike como modal. O levantamento, feito no ano passado, foi baseado em mais de 22 mil entrevistas com munícipes e pessoas que se deslocam para o município todos os dias.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página