Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial sem Carro em Londrina terá debates on-line

Dia Mundial sem Carro em Londrina terá debates on-line

Alterada para evitar aglomerações, programação inclui transmissões ao vivo para discutir segurança viária, mobilidade urbana e os efeitos psicológicos da pandemia no trânsito

• Criado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 11h20

Nesta terça-feira (22), Dia Mundial sem Carro, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove transmissão ao vivo no Instagram para falar de segurança viária. Transmitida pelo perfil “Rede PVT Paraná”, seção paranaense da iniciativa brasileira voltada à vigilância e prevenção de lesões e mortes nas ruas, a live será a partir das 14h, com participação de três convidados.

O primeiro deles é Lisandro Abulatif, consultor em mobilidade segura e coordenador da iniciativa Vida no Trânsito Brasil. O psicólogo e coordenador do programa Vida no Trânsito em São José dos Pinhais, Hugo Rezende, também fará parte da discussão. Ao lado deles estará Rozana Rotta, agente servidora do Departamento Beltronense de Trânsito, em Francisco Beltrão.

Com os temas “percepção de risco” e “efeitos do estresse em tempos de pandemia e o trânsito”, o objetivo do bate-papo é traçar um panorama dos comportamentos considerados nocivos nas ruas, bem como analisar as consequências psicológicas e emocionais da vida pós-Covid-19 na dinâmica viária.

Na quarta-feira (23), no mesmo horário, também por meio de transmissão on-line no Instagram “Rede PVT Paraná”, o assunto da vez são os impactos do plano de mobilidade urbana londrinense.

O estudo, apresentado em maio à Mesa Executiva e à Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal, reúne balanços e projeções para a cidade nas áreas de sistema viário, trânsito, transporte coletivo, rede cicloviária, entre outras.

A conferência virtual será conduzida pela diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), Denise Ziober, o gerente da Logit Engenharia – empresa que atuou na elaboração da pesquisa –, Thiago Meira, e ainda o major do Corpo de Bombeiros, Amarido Ribeiro, coordenador da Rede PVT Paraná.

Mudança de formato – Comemorado no município desde 2011, o Dia Mundial sem Carro teve sua programação alterada este ano em virtude das recomendações de segurança sobre o novo coronavírus, que incluem distanciamento social e precaução contra aglomerações.

Em 2019, o evento reuniu famílias na avenida Higienópolis em 13h de atividades. Com três palcos, mais de 20 atrações artísticas e cerca de 50 expositores, a via permaneceu bloqueada das 7h às 20h, no trecho entre a rua Sergipe e a Juscelino Kubitschek, para lembrar formas de deslocamento mais saudáveis e sustentáveis.

Foto: Vivian Honorato

Semana Nacional de Trânsito – Além das transmissões ao vivo do Dia Mundial sem Carro, a agenda da Semana de Trânsito 2020 segue em Londrina com diversas ações. Também na terça, a partir das 9h, em frente ao prédio da Prefeitura, a CMTU fará a entrega de coletes refletivos para motociclistas. Às 15h, na rua Benjamin Constant, na altura da praça Rocha Pombo, haverá abordagens educativas com pedestres.

Na quarta-feira (23), a programação envolve a tradicional benção dos barros na paróquia São Vicente de Paulo, na avenida Madre Leônia Milito, e a distribuição de antenas corta-pipa, álcool em gel 70% e máscaras de contenção para motociclistas. Prevista inicialmente para ser realizada na manhã desta segunda (21), na rua da Canoagem, a intervenção teve de ser adiada por conta da chuva.

Ainda na mesma data, a associação que representa os servidores da CMTU fará a aferição da pressão arterial e dará orientações de saúde aos agentes de trânsito, em alusão ao dia dos profissionais. O evento será realizado das 8h às 15, no prédio da companhia localizado na avenida Portugal, no jardim Igapó.

Na quinta-feira (24), de manhã, em frente ao Sesc Norte, na avenida Saul Elkind, estão previstas a entrega de kits para ciclistas e ações de incentivo ao uso da faixa. Já na sexta (25), encerramento da Semana Nacional de Trânsito, haverá blitz educativa para caminhoneiros em frente ao Parque Ney Braga, a partir das 9h. Na parte da tarde, serão feitas adesivagem de veículos e orientações de segurança para promover a campanha “Olhe e Sinalize”.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU