Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Drive-in do aniversário de Londrina é tema de podcast da CMTU
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Drive-in do aniversário de Londrina é tema de podcast da CMTU

Episódio tem como convidado o violinista e maestro Roney Marczak, que comandará o concerto em homenagem aos 86 anos da cidade

  • Criado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 19h42

 

Marcado para as 19h do dia 10 de dezembro, data em que Londrina comemora 86 anos, o show do aniversário da cidade ganhou episódio próprio no CMTU Acontece, programa produzido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização e disponibilizado nesta segunda-feira (30) nos principais agregadores de podcast. A atração recebeu para um bate papo o violinista, maestro e professor Roney Marczak, que comandará o espetáculo.

Reprodução

Durante a conversa, o musicista contou o que o público pode esperar do concerto que terá como palco o circuito oval do Autódromo Internacional Ayrton Senna, na região norte: alegria, emoção e um repertório de altíssima qualidade. De acordo com Marczak, entre 20 e 25 pessoas participarão da peça. São alunos, professores, voluntários e convidados do projeto que ele mantém, o Sol Maior. A iniciativa existe há quase 20 anos e já auxiliou centenas de crianças e jovens carentes por meio da música.

Um dos beneficiados pela ação, que também falou ao CMTU Acontece, é Cesar de Aquino, de 25 anos. Estudante de escola pública, ainda adolescente ele teve a oportunidade de aprender violoncelo no projeto. O rapaz, morador do conjunto Cafezal, na zona sul da cidade, conseguiu ingressar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, e hoje atua como voluntário no Sol Maior.

Além de abordar o conteúdo eclético da apresentação, que promete passear do erudito à música popular brasileira, com referências do xote, tango, baião, funk carioca e de trilhas de animes, séries e games, Roney Maczak ainda relembrou curiosidades da sua trajetória profissional.

Foto: Divulgação

Entre os destaques da biografia do artista estão os tempos de infância na região da rua Guaporé, na área central de Londrina; o processo de inicialização musical; os convites para estudar na Alemanha e na Suíça; os encontros com o Papa João Paulo II e a missão de retornar à terra natal para colaborar com o desenvolvimento de jovens promissores da música.

Além dessas e de outras recordações, Marczak ainda executou no programa – ao lado do antigo aluno e atual colega de palcos Cesar de Aquino – a canção Tico-tico no Fubá. Composto por Zequinha de Abreu e imortalizado na voz de Carmem Miranda, o choro é uma faixas confirmadas para o concerto de aniversário Londrina 86 anos.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página