Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura limpa áreas de descarte irregular em Londrina

Prefeitura limpa áreas de descarte irregular em Londrina

Depois de recuperados, espaços receberam placas de alerta sobre a proibição de jogar lixo

• Criado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 17h18

Fundamental para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, o serviço de limpeza dos pontos de descarte irregular da Prefeitura não para em Londrina. A ação ocorre diariamente e contempla tanto as localidades mapeadas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) como aquelas indicadas pela população.

Nesta segunda-feira (30), o trabalho de remoção dos detritos foi concluído rua Francisco de Assis Fernandes Ruiz, nos fundos do Colégio Estadual Professora Ubedulha Correia de Oliveira, no conjunto Luiz de Sá, região norte da cidade.

Na semana passada, foram recuperadas áreas de despejo clandestino nas ruas Capitão Jaci da Silva Pinheiro, no Cilo III; Raul Coutinho, no Semíramis Barros Braga; além da avenida dos Pioneiros, na zona leste.

Fundo de vale rua Raul Coutinho antes da limpeza
Fundo de vale rua Raul Coutinho depois da limpeza. Fotos: CMTU

Os espaços foram devolvidos à comunidade devidamente limpos e agora, após a instalação de placas alertando sobre a proibição de jogar lixo, a CMTU conta com a colaboração dos moradores no cuidado com as vias.

Denúncias de descarte irregular podem ser registradas na CMTU, no momento da ocorrência, pelo 3379-7900. A Guarda Municipal, que atende no número 153, também participa das fiscalizações.

A multa para quem insiste na prática é de até R$ 3 mil pelo Código de Posturas do Município, Lei nº 11.468/2011. Já se o flagrante for enquadrado como crime ambiental pelas autoridades competentes, o valor da autuação pode chegar à casa dos milhões.

Outros pontos – Dentre os logradouros em que a CMTU atuou nos últimos meses estão, por exemplo, as avenidas Cruzeiro do Sul e Vinícius de Moraes, na zona oeste; a rua Tamarino e o Morro do Carrapato, na região leste; o antigo centro comunitário do Violin, a estrada de terra nas proximidades da empresa Bemis e a estrada da Warta, na área norte da cidade. Apenas nestas localidades, o trabalho resultou na remoção de 220 caminhões de detritos.

Além da coleta do rejeito, do lixo orgânico e dos materiais recicláveis na modalidade porta a porta, Londrina conta com dois locais à disposição da população para o recebimento de resíduos. Situados na rua Capitão João Busse, no jardim Nova Conquista, e na rua Anníbal Balarotti, no residencial Vista Bela, os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) aceitam o despejo de móveis, podas e entulhos de pequenas reformas.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU