Página inicial > Últimas Notícias > Mutirão de limpeza no Lindóia e Mister Thomas segue até sábado

Mutirão de limpeza no Lindóia e Mister Thomas segue até sábado

Iniciada na quarta-feira, ação já recolheu 49 caminhões de resíduos nos dois bairros; mutirão visa combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue

• Criado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 19h10

Termina neste sábado, dia 6, o mutirão Bota Fora Unidos Contra a Dengue nos conjuntos Lindóia e Mister Thomas, na região leste da cidade. O trabalho nos dois bairros, que até agora rendeu a retirada de 49 caminhões de resíduos, foi iniciado na última quarta-feira (6), quando moradores foram convidados a fazer a limpeza dos quintais e a depositar, na calçada em frente às residências, materiais com potencial de acumular água.

Aposta da Prefeitura de Londrina no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, o mutirão é encabeçado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) com a participação de outras secretarias do Município. Além de mão de obra, a CMTU disponibilizou tratores e caminhões para operar o recolhimento, transporte e destinação dos itens descartados pela população.

Foto: CMTU/Rodolfo Gaion

Durante as atividades, foram retirados das vias móveis velhos, eletrodomésticos estragados, itens da linha branca, madeiras, ferragens, recicláveis, restos de construção e entulhos de toda natureza. Os itens receberão destinação ambientalmente adequada do Município, evitando, assim, o despejo clandestino em fundos de vale, terrenos baldios e outras áreas.

Fora o recolhimento porta a porta dos detritos, o Bota Fora inclui a atuação dos agentes de endemias, que vistoriam os imóveis e orientam os cidadãos. A iniciativa envolve ainda a recuperação de pontos de descarte irregular, assim como o desentupimento de bocas de lobo e de galerias pluviais subterrâneas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dos 42 casos confirmados de dengue neste ano em Londrina, 31 são de pessoas que habitam os conjuntos Lindóia e do Mister Thomas. Em decorrência do índice elevado de confirmações na região, a pasta confirmou os bairros Alemanha, Eucaliptos e Vila Romana como os próximos locais a receber o mutirão de limpeza.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU