Página inicial > Últimas Notícias > Bairros Eucaliptos, Santa Izabel, Alemanha e Vila Romana recebem mutirão contra a dengue

Além dos novos locais atendidos, ação segue até sábado nos conjuntos Lindóia e Mister Thomas

• Criado: Sexta, 05 de Fevereiro de 2021, 14h56

Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura de Londrina iniciou mais um “Bota Fora: unidos contra a dengue”. Desta vez, as ações acontecem nos bairros Eucaliptos, Santa Izabel, Alemanha e Vila Romana (zona leste). Os moradores dessas localidades são os segundos de 2021 a receberem o mutirão. Os primeiros, deste ano, foram os residentes do Conjunto Lindóia e do Mister Thomas, na região leste.

A iniciativa, que deve avançar pela próxima semana, tem como objetivo o recolhimento de resíduos na modalidade porta a porta, mais a limpeza de pontos de descarte irregular, o desentupimento de bueiros e de galerias pluviais subterrâneas. Outro trabalho realizado junto com o mutirão é a vistoria de imóveis e a orientação de moradores pelos agentes de Endemias.

Foto: assessoria CMTU

Durante o bota fora, a população terá a oportunidade de promover a limpeza das casas e dos quintais, depositando na calçada da rua todo material capaz de acumular água. Dentre os itens mais comumente recolhidos estão entulhos, móveis velhos, eletrodomésticos e aparelhos da linha branca estragados, pneus, louças sanitárias, sofás, entre outros.

Além de poder eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, quem participar do mutirão ainda estará colaborando com o meio ambiente, já que os materiais recolhidos recebem destinação correta por parte Município. Para garantir a adesão da comunidade, o pontapé nos trabalhos foi precedido por ação de divulgação. Na oportunidade, um carro de som circulou pelas ruas dos bairros para anunciar a medida e estimular os moradores a participarem.

A escolha dos bairros Eucaliptos, Santa Izabel, Alemanha e Vila Romana para receber o Unidos Contra a Dengue se deve ao fato de que, em 2021, dos 42 casos positivos de dengue na cidade, 31 são de pessoas que habitam os conjuntos Lindóia e do Mister Thomas, localizados nas proximidades. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.

O Bota Fora é uma realização da Prefeitura de Londrina coordenada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), com colaboração de outros órgãos de governo. A iniciativa teve início na zona leste em decorrência do índice elevado de confirmações de dengue, mas o propósito da administração é ampliar os esforços para outros pontos da cidade.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU