Página inicial > Últimas Notícias > CMTU chama atenção para atos de vandalismo em Londrina

CMTU chama atenção para atos de vandalismo em Londrina

Caso mais recente foi a pichação do viaduto ao lado da rodoviária; prática deve ser denunciada à Guarda Municipal

• Criado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 18h46

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) precisou pintar novamente o viaduto da avenida Dez de Dezembro sobre a Leste-Oeste, ao lado da rodoviária. Isso porque o local foi alvo, dias atrás, de vândalos que picharam rabiscos sobre a estrutura, entregue em julho do ano passado.

Apesar de chamar mais atenção devido ao fluxo intenso nas duas vias, o caso do viaduto não é isolado. Vários outros pontos da cidade têm entrado no radar dos pichadores, trazendo prejuízo aos cofres públicos e, muitas vezes, comprometendo a segurança da população.

Foto: CMTU

Espaços como o Zerão, na área central; os viadutos da PR-445, na zona sul; a unidade básica de saúde (UBS) do Parque Alvorada, na região oeste; além de praças do Centro Histórico, como a Marechal Floriano Peixoto, Rocha Pombo e XV de Novembro, constantemente são vandalizados e precisam receber retoques da CMTU.

O problema tem se mostrado evidente também nos bairros, onde áreas de lazer e convivência ocupam o primeiro lugar no ranking de preferência dos que destroem equipamentos públicos. A praça do conjunto Luiz de Sá e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do jardim Santa Rita I são exemplos disso.

No caso do CEU, cujas obras de revitalização – entregues no início do mês – envolveram reforma do mobiliário urbano, manutenção dos sanitários, construção de rampas de acessibilidade, colocação de luminárias LED, entre outras melhorias, a nova pintura durou apenas um dia. Pouco após ser devolvido às famílias do entorno, o local já foi alvo dos pichadores, que não se inibiram nem com a presença de câmeras de segurança.

Mas não são somente muros, fachadas de edificações e monumentos que sofrem com a ação dos vândalos. Também as placas de sinalização, tabelas de basquete instaladas nas quadras poliesportivas e parques infantis do município são danificados com frequência. A estimativa da CMTU é que, todo mês, pelo menos 20 placas precisem ser substituídas por vandalismo ou furto.

Foto: CMTU

Quem também virou objeto de extravio são as flores que enfeitam as rotatórias. Algumas mudas têm sido arrancadas pela raiz para serem replantadas em outros lugares. Para o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, o cidadão precisa tomar consciência de que Londrina é linda, uma cidade para todos, e merece receber os mesmos cuidados que cada um tem com a própria casa.

Cortez destacou que o Município apoia todas as expressões de arte e cultura, como forma de embelezamento do ambiente urbano. “Um exemplo é o graffiti, que a gente sempre preserva nos muros e paredes. O que não pode acontecer é o vandalismo, com pichações que podem enfear nossa cidade ou transmitir mensagens que desagradam. Então, temos que tomar cautela e sempre recuperar esses lugares para que Londrina continue bonita e bem cuidada”, frisou.

O diretor-presidente da CMTU ressaltou que a população precisa somar forças com o poder público para fiscalizar a correta utilização dos espaços e equipamentos de uso coletivo. Denúncias de depredação e vandalismo devem ser feitas à Guarda Municipal (GM), que atende no número 153. Causadores de atos dessa natureza podem ser responsabilizados na justiça criminal e cível. Danos ao patrimônio público e privado e até associação criminosa são alguns dos crimes passíveis de serem imputados aos envolvidos.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU