Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Capina de terrenos particulares soma mais de 100 lotes atendidos desde janeiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Capina de terrenos particulares soma mais de 100 lotes atendidos desde janeiro

Volume de trabalho equivale a 95 mil m² percorridos em todas as regiões da cidade

  • Criado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 16h05

 

Desde que iniciou a fiscalização dos terrenos particulares com mato alto na área urbana de Londrina, em 21 de janeiro, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) executou a capina e roçagem de mais de 100 lotes em todas as regiões da cidade. O volume de trabalho, que equivale a 95 mil m², priorizou os locais com maior índice de reclamações da comunidade.

Em janeiro, entre os dias 21 e 29, foram atendidas 33 áreas privadas – totalizando 50 mil m² – no Parque Universidade, Gleba Palhano, jardim Santa Joana, Parque Industrial Kiugo Takata, entre outros bairros. Em fevereiro, do começo do mês até agora, as atividades já contemplaram 67 terrenos – ou 45 mil m² – em localidades como o Vale do Cambezinho, Guararapes, Colina Verde, Montecatini, Itatiaia, Aurora e Gleba Simon Frazer.

Nestes lugares, as atividades de limpeza e conservação foram acompanhadas da autuação dos respectivos proprietários por não cumprirem o que determina o Código de Posturas do Município. O texto da lei prevê que os donos mantenham seus terrenos, inclusive a área de calçada, em condições adequadas de higiene durante todo o decorrer do ano.

Quem não acata a norma está sujeito à multa no valor de R$ 2 o metro quadrado. A imposição de penalidade inclui ainda o pagamento das despesas com a manutenção dos lotes, além de  uma taxa de administração de 10% sobre os trabalhos executados.

De acordo com o gerente de Limpeza Urbana da CMTU, Álvaro do Nascimento, não é interesse do Município impor multa aos proprietários de terrenos. No entanto, muitos deles abandonam as áreas e não se preocupam com a saúde e o bem estar da vizinhança, obrigando o poder público a agir.

Ele contou que, desde que a companhia notificou os responsáveis a promoverem e manterem a limpeza dos espaços privados, no dia 4 de janeiro, cerca de 150 moradores entraram em contato para denunciar situações irregulares. A maioria das queixas diz respeito a lotes abertos onde a vegetação ultrapassa 1,5 m de altura.

Para relatar à CMTU episódios similares, a população pode ligar para o número 3379-7900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O registro das reclamações por ser realizado também no site da companhia, no endereço www.cmtu.londrina.pr.gov.br.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU

Registrado em:
Fim do conteúdo da página