Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura entrega Praça do Jardim Santiago II revitalizada

Prefeitura entrega Praça do Jardim Santiago II revitalizada

Espaço recebeu diversas melhorias que possibilitam o uso comunitário, como na quadra de esportes, na academia ao ar livre e no parquinho infantil

• Criado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 16h42

A Prefeitura de Londrina vai entregar nesta sexta-feira (26), às 19 horas, a Praça do Jardim Santiago II inteiramente revitalizada. Ela fica na Rua Sidrak Silva Filho, esquina com as Ruas Valter da Silva e Rezek Andery, no Conjunto Habitacional Santiago II, na zona norte da cidade.

O local recebeu diversas melhorias, por meio do Programa Municipal de Revitalização de Praças e Espaços Públicos. Entre elas estão a construção de calçadas e a instalação de mobiliário urbano como bancos, mesas e lixeiras. As calçadas receberam também a guia rebaixada, que permite a acessibilidade para todos, e nova pintura.

A academia ao ar livre que já existia no local foi restaurada, enquanto a antiga iluminação pública foi substituída pela tecnologia LED – mais eficiente e econômica. Foram instalados quatro novas luminárias ornamentais de LED. Além de serem uma opção mais sustentável e com melhor custo benefícios, as luminárias de LED contam com mais tecnologia. Isso a faz aproveitar seu potencial energético ao máximo, transformando quase que 100% em luz e não calor, como acontece com as lâmpadas comuns. Outra vantagem é a durabilidade maior, menor consumo energético e maior raio de claridade.

Para a alegria da garotada, foi instalado parque infantil equipado com gangorras, balanço, escorregador e gira-gira. A iniciativa incluiu ainda o plantio de grama, a pintura da quadra poliesportiva  e de pisos, além da demarcação de nova sinalização de trânsito nas vias do entorno.

Foto: CMTU/Rodolfo Gaion

Com isso, a comunidade pode utilizar a praça diariamente, inclusive nos finais de semana, de maneira tranquila e prazerosa. As crianças, por exemplo, podem brincar no gira-gira, no escorregador, nos balanços e nas gangorras. Já os adultos e idosos podem aproveitar para fazer alongamento e exercícios físicos, assim como jogar basquete, futebol ou apenas descansar em baixo das árvores, que foram podadas.

A série de melhorias integra o Programa Municipal de Revitalização de Praças e Espaços Públicos, sob coordenação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), envolvendo as secretarias de Planejamento, Orçamento e Tecnologia; Obras e Pavimentação; do Ambiente, a Sercomtel Iluminação e a Fundação de Esportes (FEL).

Foto: CMTU/Rodolfo Gaion

O objetivo dessa ação e de outras revitalizações é promover a recuperação de áreas de convivência nos bairros, de forma a estimular a ocupação delas e a utilização dos equipamentos de uso coletivo, assim como incentivar a prática de atividade física por adultos, idosos e crianças.

Além desta praça, outras devem ser entregues no decorrer da próxima semana. A revitalização delas faz parte do programa criado em 2018, pela gestão Marcelo Belinati. Até o momento, mais de 350 locais já receberam os serviços que garantem melhorias para os espaços públicos de Londrina.

Ana Paula Hedler