Página inicial > Últimas Notícias > Mutirão contra a dengue recolhe 60 caminhões de resíduos na zona leste

Mutirão contra a dengue recolhe 60 caminhões de resíduos na zona leste

Remoção dos materiais visa eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença

• Criado: Quinta, 25 de Março de 2021, 20h25

A Prefeitura de Londrina concluiu, nesta terça-feira (25), o mutirão “Bota Fora Unidos Contra a Dengue” nos bairros Califórnia, Nova Conquista, Eldorado, San Fernando, Vale do Cambezinho, Monte Carlo, Vale Verde, Pequena Londres e San Izidro, região leste da cidade. Iniciada no último dia 19, a ação recolheu 60 caminhões de resíduos das residências e dos pontos de descarte irregular.

No decorrer das atividades, precedidas de divulgação para incentivar os moradores a participarem, a população teve a oportunidade de fazer a limpeza dos imóveis e colocar na rua todo material capaz de se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti. Entre os itens colhidos e encaminhados à destinação correta estão entulhos, ferragens, móveis velhos e eletroeletrônicos avariados.

Foto: Vivian Honorato/Arquivo

A iniciativa da Prefeitura incluiu também a recuperação de fundos de vale, vielas e praças utilizadas clandestinamente para o despejo de lixo. A retirada dos detritos na modalidade porta a porta e a melhoria das áreas públicas têm como objetivo desestimular a ação de quem faz descarte irregular e encorajar o cuidado com os espaços de uso coletivo.

Desenvolvido com base nos números da dengue, monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão é encabeçado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que fornece mão de obra e equipamentos para os serviços de limpeza. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) também é parceira das atividades.

Antes de percorrer os bairros nas adjacências do jardim Califórnia, a intervenção foi realizada em fevereiro, no Lindóia, Mister Thomas, Eucaliptos, Santa Izabel, Alemanha e Vila Romana, que ficam nas proximidades da saída para Ibiporã. Com a soma de todos os locais atendidos, o “Unidos Contra a Dengue” já retirou de circulação 110 caminhões de resíduos em 2021.