Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > CMTU instala “laços” em vários pontos de Londrina pelo Dia de Conscientização do Autismo
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CMTU instala “laços” em vários pontos de Londrina pelo Dia de Conscientização do Autismo

Colocados em diversos pontos do município, os laços chamam a atenção para a campanha Abril Azul

  • Criado: Terça, 30 de Março de 2021, 17h29

 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril, e resultou na campanha Abril Azul. A iniciativa destaca o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um distúrbio neurológico que pode afetar nas áreas de comunicação, comportamento e interação social.

Foto: CMTU

Para divulgar a importância do tema, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realizou a confecção e instalação de “laços” simbólicos em alusão a data. Eles estão em alguns pontos do município, como a sede da CMTU, letreiro do Lago Igapó 2 e na Câmara Municipal de Londrina.

Há laços também na avenida Ayrton Senna com Ernani Lacerda de Athaíde, Praça Nishinomiya e no sistema viário da cidade. Nos próximos dias, outros adereços devem ser colocados, um deles na Prefeitura de Londrina e outro no Centro de Convivência do Idoso (região norte), local frequente de vacinação contra a Covid-19.

A campanha Abril Azul tem o papel de mostrar as características dessa condição especial, destacando que não é uma doença, ou seja, ninguém precisa se afastar de um autista. Pelo contrário: é preciso entender para incluir e ajudar.

Foto: Emerson Dias

Nesse intuito, Londrina já tem leis sancionadas pelo prefeito Marcelo Belinati voltadas a esse público. Como, por exemplo, a lei nº 12.841, de autoria do vereador Jairo Tamura, que garante o direito de as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizarem as vagas de estacionamento destinadas a veículos que transportem pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.

Outra lei municipal é a de nº 12.541/2017, que institui o atendimento preferencial e prioritário a pessoas com TEA. O documento é concedido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, e garante o cumprimento da legislação municipal e federal que determina o atendimento preferencial a esse grupo. O cartão municipal pode ser utilizado nos serviços e órgãos públicos e privados, como consultórios médicos, laboratórios, bancos, restaurantes, supermercados, lojas, entre outros.

Sobre – O autismo, ou Transtornos de Espectro Autista (TEA), impacta diretamente no desenvolvimento neurológico, e pode prejudicar a capacidade do indivíduo de se comunicar e interagir.

Os sintomas incluem dificuldade para interagir socialmente; dificuldade na comunicação, como para começar e manter um diálogo; alterações comportamentais, incluindo manias próprias e interesse intenso em coisas específicas.

Segundo informações do Ministério da Saúde de 2019, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) estima que, no mundo, uma em cada 160 crianças tem TEA. No Brasil, a estimativa é de uma em casa 360 crianças.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página