Página inicial > Últimas Notícias > Município libera trânsito na rua Jayme Americano, prolongamento da avenida Salgado Filho

Com a abertura da Jayme Americano, pista simples da Salgado Filho foi desativada até as proximidades do Tiro de Guerra

• Criado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 16h07

Moradores da zona leste da cidade passaram a contar, nesta segunda-feira (5), com mais uma alternativa de transporte e locomoção. A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), liberou a continuação da rua Jayme Americano entre as ruas Mahatma Ghandi e Lázaro Zamenhof, nas proximidades da antiga Carambeí.

A abertura tem como objetivo interligar o jardim Califórnia e bairros adjacentes ao Trecho 3 do Arco Leste, cujos trabalhos de construção estão em fase final. Prolongamento da avenida Salgado Filho, a Jayme Americano estava em obras e foi aberta ao tráfego de veículos perto do meio-dia.

Foto: Vivian Honorato

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, esteve presente na liberação do trânsito. Para ele, a nova rua Jayme Americano traz mais segurança e fluidez no trânsito a pedestre e motoristas. “Com a abertura, as pessoas agora tem uma nova avenida moderna, com LED, ciclovia e calçadas com acessibilidade que vai ligar a Salgado Filho ao trecho 3 do Arco Leste”, comentou.

Em razão disso, a pista simples da avenida Salgado Filho, que faz divisa com o muro do aeroporto Governador José Richa, foi desativada até a região do Tiro de Guerra. Entre este ponto e a Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), o bloqueio é parcial e o acesso permanecerá livre apenas a integrantes da instituição militar e moradores.

Foto: Vivian Honorato

Pela manhã desta segunda-feira (5), equipes de sinalização viária da CMTU trabalharam nos últimos detalhes de sinalização horizontal e vertical da avenida Salgado Filho. E servidores da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) completaram o asfalto e implantaram redutores de velocidade em alguns trechos da via.

Outras intervenções – Para efetivar a liberação da Jaime Americano com toda segurança necessária a condutores e pedestres, o Município precisou realizar alterações em outras vias do jardim Califórnia.

Desde a última quinta-feira (1°), a rua Augusto Canezin, que até então funcionava em mão dupla em toda a sua extensão, passou a ter sentido único na direção centro-bairro, entre a rua José Vitachi Filho e a avenida José Ventura Pinto.

Outro ponto a receber modificações foi a rua Fausto Nicácio Sampaio, que fica entre a José Vitachi Filho e a avenida José Ventura Pinto. Neste local, o trânsito passou a vigorar em mão única no sentido bairro – centro, formando um binário com a rua Augusto Canezin.

Com as mudanças nas duas vias, a abertura do trecho em obras e a inativação da pista simples da Salgado Filho, quem segue rumo à estrada do Limoeiro precisa agora tomar a rua Jayme Americano, seguir pela Augusto Canezin e pegar a José Ventura Pinto para chegar à via.

No sentido oposto, do Limoeiro para a área central, o percurso é formado pela avenida José Ventura Pinto, ruas Fausto Nicácio Sampaio, José Vitachi Filho, Augusto Canezin, Jayme Americano e, finalmente, avenida Salgado Filho.

A sinalização dos trechos foi implantada pela CMTU e a recomendação da companhia é que os motoristas respeitem as placas e demarcações no asfalto, sobretudo as que se referem aos limites de velocidade.