Página inicial > Últimas Notícias > Passeios motociclísticos e drive thru educativo inauguram atividades do Maio Amarelo em Londrina

Campanha de conscientização contra a violência no trânsito é coordenada pela CMTU em conjunto com a PRE, PRF, PM, órgãos públicos e empresas parceiras

• Criado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 14h06

No próximo sábado (1), a Companhia Municipal de Trânsito e Trânsito e Urbanização (CMTU) abre a programação do Maio Amarelo em Londrina com passeios motociclísticos e a distribuição de kits educativos. Em respeito às normas de prevenção contra o coronavírus, serão quatro pontos de largada espalhados pela cidade e a entrega das peças ocorrerá em formato drive thru.

A participação no evento é gratuita, mas a organização pede a contribuição de 1 kg de alimento por pessoa. Os donativos serão encaminhados a instituições de caridade. Para assegurar o controle de público e evitar aglomerações, a CMTU solicita que os interessados façam a inscrição no link para cadastro que está disponível pelo HOG em suas redes sociais – @hogredwheellondrina.

No dia da atividade, o primeiro grupo de motociclistas partirá em direção ao drive thru às 9h, da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária, localizada na Rua Cambará, nº 167, na área central. Às 9h30, será a vez do segundo grupo seguir em direção à entrega dos kits. A largada será às 9h30 no 5° Batalhão de Polícia Militar, situado na rodovia Celso Garcia Cid, n° 1313. Já a terceira agremiação de motociclistas está programada para sair às 9h45 da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, n° 635. No mesmo horário, outro grupamento que se concentrará em frente ao Parque de Exposições Governador Ney Braga, na avenida Tiradentes, sairá para as atividades.

No percurso entre os locais de partida e encerramento, os grupos passarão pelo drive thru que será montado no recuo da loja Red Wheel Harley-Davidson, que fica na Avenida Juscelino Kubitschek, n° 453.

Lá, eles receberão orientações de trânsito e dicas de segurança em alusão ao Maio Amarelo. Também ganharão conjuntos contendo máscara de contenção contra a Covid-19, bisnaga de álcool em gel para higienização das mãos e superfícies, sacola, além de outros brindes.

A dispersão dos participantes ocorrerá em pontos distintos, conforme os endereços de onde saíram. A primeira turma terá como ponto final o Museu Histórico de Londrina; a segunda, o letreiro do Lago Igapó II; a terceira, o Jardim Botânico e a última, a Catedral Metropolitana do município.

Para garantir a segurança do público, os trajetos serão acompanhados por batedores da CMTU, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM). A orientação aos motoristas que cruzarem com os comboios é que redobrem a atenção, reduzam a velocidade e aguardem a passagem do último integrante.

Foto: Arquivo/Rodolfo Gaion

No dia 03 de maio, a CMTU organiza uma palestra virtual D.O.T (Discutindo o Trânsito) com o tema “Trânsito e Pandemia”. É um projeto da Coordenadoria de Educação da CMTU-LD que têm por objetivo transmitir conteúdo educativo e de conscientização sobre trânsito, sem um olhar exclusivamente técnico, com linguagem e estrutura mais versátil. Tendo em vista a situação atual de saúde no Brasil e no mundo, o evento será em formato Live Streaming.

O palestrante será Carlos Eduardo Ribeiro, membro do Observatório Nacional de Segurança Viária e agente municipal, com grande experiência e conhecimento na área de trânsito, abordará a temática da direção segura e vidas afetadas pelo trânsito e pela pandemia.

O conteúdo é de classificação livre e também poderá ser utilizado por empresas com funcionários em regime de teletrabalho. Durante a transmissão, que acontecerá Facebook da Prefeitura de Londrina, será disponibilizado um link de certificação aos participantes.

Durante todo o mês a CMTU realiza ações da Campanha Olhe e Sinalize. Pratique no Trânsito! A campanha criada pela CMTU em 2017 está em consonância com Mote do Maio Amarelo 2021; Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito.

A faixa de pedestres é o ponto de encontro entre todos os tipos de usuários da via, e o respeito e responsabilidade está justamente no ato de OLHAR e SINALIZAR, seja o pedestre na sua intenção de atravessar, seja o condutor com atitude segura na direção. Para tanto, será realizada uma ação orientação e fiscalização intensiva, em 10 pontos de faixas de pedestres.

Os Agentes irão dispor cones nas vias, placa educativa e abordarão pedestres com entrega de material educativo e máscara de proteção mecânica.

Foto: Arquivo/Rodolfo Gaion

Campanha – O movimento Maio Amarelo nasceu como resposta ao decreto da Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, que estabeleceu a Década de Ação para Segurança no Trânsito. De lá para cá, vários países ao redor do mundo adotaram o mês como referência para o desenvolvimento de ações na área.

Em Londrina, as atividades de conscientização tiveram início em 2014, buscando articulação entre os diversos setores da sociedade, órgãos públicos e os agentes que compõem o trânsito. O objetivo é chamar atenção, com foco na preservação da vida, para o elevado número de mortos e feridos no dia a dia das ruas.

Em 2020, mesmo com a redução da frota de veículos nas vias em decorrência da pandemia, a cidade registrou 3.095 acidentes. As ocorrências fizeram 3.566 vítimas e resultaram em 67 óbitos.

Texto: Assessoria CMTU