Página inicial > Últimas Notícias > Medidas de segurança sanitária já resultaram no bloqueio de 61 cartões-transporte

Normas estão em vigor desde abril; Temporária, suspensão segue válida para 19 usuários do sistema com termo de isolamento vigente

• Criado: Terça, 01 de Junho de 2021, 16h16

Até o momento, 61 cartões de usuários do transporte coletivo infectados pelo coronavírus ou com termo de isolamento vigente por suspeita de contaminação foram inativados. A medida que estabelece o procedimento de segurança sanitária está em vigor desde 28 de abril.

Do total de cartões bloqueados, 42 foram reativados após o término do período de restrição previsto pela Secretaria Municipal de Saúde. Outros 19 dispositivos seguem suspensos e seus titulares permanecem impedidos de acessar os ônibus.

A proibição é válida por dez dias, contados a partir do início dos sintomas ou da data de coleta do exame RT-PCR nas unidades de atendimento espalhadas pela cidade. Decorrido esse período, a medida é revertida automaticamente, sem que o usuário precise recorrer à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) ou aos pontos de venda de créditos.

O objetivo da ação é evitar a circulação de pessoas que entraram em contato com o vírus, sobretudo no intervalo em que elas deveriam ficar em casa para conter a transmissão da doença.

O pedido de bloqueio veio do Ministério Público (MP) do Paraná, por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor em Londrina. A proposta, feita à Secretaria de Saúde e CMTU, que analisaram e acataram a viabilidade da demanda, foi formulada em reunião realizada no começo de abril.

Na oportunidade, estiveram presentes representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), das concessionárias TCGL e Londrisul, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) e do Ministério Público do Trabalho.

Após o encontro, o Município definiu a dinâmica da suspensão temporária e a pasta da Saúde começou a emitir relatórios diários com as informações dos pacientes que deram entrada no sistema. De lá para cá, 3.375 nomes foram repassados para averiguação da CMTU, 61 dos quais de usuários do transporte coletivo.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU