Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso da CMTU treina motociclistas para conduzirem com segurança na área urbana
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curso da CMTU treina motociclistas para conduzirem com segurança na área urbana

Aulas são ofertadas três vezes por semana e incluem capacitação teórica e prática em pista educativa no Autódromo

  • Criado: Quarta, 16 de Junho de 2021, 17h02

 

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) continua ofertando o curso gratuito de aperfeiçoamento para motociclistas. As aulas práticas e teóricas acontecem às terças, quintas e sextas, no período da manhã, todas as semanas. Para se inscrever, basta entrar em contato pelos telefones (43) 3379-7609 e 3379-7604, ou pelo formulário disponível na página do Setor de Educação de Trânsito da CMTU < http://cmtu.londrina.pr.gov.br/index.php/educacao-de-transito.html> .

A expectativa é que as aulas sejam realizadas de forma contínua. Cada aluno pode participar de um dia de curso, realizado em pista educativa no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Para participar do treinamento, é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida com licença para categoria A. É emitido certificado de participação, com três horas de carga horária.

Foto: CMTU

As aulas são conduzidas pelo agente de Trânsito André Stabelini, que possui experiência como instrutor de autoescola e é habilitado como motociclista. O objetivo principal da formação é reforçar aos alunos as práticas corretas para o trânsito urbano, de forma a reduzir o número de acidentes.

Segundo o diretor de Trânsito da CMTU, Major Sérgio Dalbem, é alto o número de acidentes e mortes no trânsito envolvendo motociclistas. “Além de acidentes envolvendo outros veículos, há no mínimo três quedas por dia de motociclista sem nenhum outro veículo envolvido. O objetivo é atender essa comunidade, que se envolve em muitos acidentes e saem machucados, lesionados, alguns inclusive com deficiências permanentes”, detalhou.

Lançado no final de abril, o treinamento registrou 55 inscritos e 36 condutores fizeram o curso, até o momento. As turmas são realizadas todas as semanas, sem número mínimo de participantes e com até 12 alunos, para que não haja aglomeração.

Dalbem frisou que a imperícia é observada com frequência nas ocorrências de trânsito envolvendo motociclistas, assim como falhas na manutenção das motos. “Um exemplo são os erros no uso do freio, porque levamos a cultura da bicicleta ao conduzir a motocicleta. Na bicicleta o freio dianteiro faz capotar, já na moto é ele quem ajuda a parar e assentar, desde que esteja na velocidade adequada. Então o certo é usar os dois freios ao mesmo tempo, porque ele evita arrastar o pneu traseiro enquanto o dianteiro trava a moto. Essa é uma das muitas orientações repassadas no treinamento”, citou.

Empresas e indústrias com número considerável motociclistas, que atuam em diversas áreas, podem entrar em contato com o Setor de Educação de Trânsito da CMTU para fechar turmas exclusivas do treinamento. “O intuito é atender a comunidade, tirando dúvidas. Quem acabou de tirar a autoescola e ainda se sente inseguro a conduzir, pode fazer essa reciclagem. O treinamento em pista tem supervisão e segurança, vai aperfeiçoar a condução da motocicleta em área urbana. Tem simulação de quebra mola, freadas, e o condutor será muito bem coordenado de forma a aprender a fazer tudo corretamente”, finalizou o diretor de Trânsito da CMTU.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o diretor de Trânsito da CMTU, Major Sérgio Dalbem, pelo 3379-7900.

Registrado em:
Fim do conteúdo da página