Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura libera o trânsito do novo “Oitão” na avenida Madre Leônia Milito

Prefeitura libera o trânsito do novo “Oitão” na avenida Madre Leônia Milito

• Criado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 10h45

A obra vem para desafogar o tráfego com novos acessos e trajetos na área do viaduto da PR-445; trânsito já está livre nas novas rotatórias integradas e nas alças de acesso

Uma das obras de mobilidade urbana mais importantes na região sul de Londrina, o “Oitão” da avenida Madre Leônia Milito teve o trânsito totalmente liberado na manhã desta quinta-feira (12). De maneira interligada, duas novas rotatórias foram construídas pela Prefeitura, passando embaixo do viaduto da PR-445 com fluxo contínuo. Com traçado em formato numérico ‘8’, a conexão é inédita e agora já permite a integração de diferentes rotas e acessos entre a Madre Leônia Milito e rodovias Mábio Gonçalves Palhano e PR-445.

O tráfego de veículos está completamente livre, em todas as direções ali possíveis, permitindo o acesso pelo trajeto do “Oitão”, bem como para as alças de entrada e saída do viaduto da PR-445. Assim, o trânsito está funcionando tanto para quem sai para a rodovia, ou fazendo o caminho inverso – isto abrange os sentidos Londrina-Cambé, Cambé-Londrina, Londrina-Curitiba e Curitiba-Londrina.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, que esteve presente na liberação do trânsito, nesta manhã, disse que esta é mais uma obra de mobilidade urbana, necessária em Londrina. “Ela está localizada em uma região que cresceu muito, onde milhares de carros passam todos os dias. E em pouco tempo que liberamos o trânsito, já percebemos que a obra desafogou o trânsito na Avenida Madre Leônia Milito na rotatória com a Ayrton Senna. Estou muito feliz por mais esta conquista para Londrina e parabenizo os técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e da Secretaria de Obras e Pavimentação, que se debruçaram neste projeto que certamente vai proporcionar fluidez e segurança ao trânsito”, apontou.

Os serviços de construção do “Oitão”, previstos em contrato, estão sendo finalizados pela Prefeitura de Londrina, que investiu cerca de R$ 1 milhão para realizar as obras. A responsável pela execução dos trabalhos é a TCE Engenharia.

Com a finalidade de desafogar o trânsito, principalmente na abrangência das avenidas Madre Leônia e Ayrton Senna, a construção do “Oitão” começou em abril de 2021. O projeto foi colocado em prática para ajudar a solucionar um antigo gargalo de tráfego da cidade, por onde transitam milhares de pessoas todos os dias. As melhorias proporcionam mais segurança, conforto e opções de trajetos à população.No momento, ainda estão sendo realizados alguns trabalhos em tubulações de galerias pluviais por parte do Shopping Catuaí, em área próxima ao acesso das novas rotatórias, na rodovia Mábio Gonçalves Palhano. Por conta deste trabalho privado, em breve devem ocorrer interdições pontuais em uma das alças do “Oitão”, para a conclusão das adequações. E alguns ajustes complementares da Prefeitura também estão sendo finalizados, paralelamente, pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O local vai receber flores e será feito uma trabalho de grafite, no viaduto.

Dentro do pacote da obra do “Oitão”, estiveram ações de terraplenagem, recomposição e adequações no sistema de drenagem de águas pluviais, demolições, escavações e remoções, pavimentação asfáltica, calçadas para pedestres com acessibilidade, iluminação em LED, gramados, entre outros elementos. A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação  é responsável por todas as fiscalizações e acompanhamentos dos serviços. O projeto da obra foi desenvolvido pelo IPPUL e a CMTU presta suporte com sinalização viária e controle de tráfego.Essa nova passagem possibilita diferentes trajetos e retornos, ampliando as opções antigas, que exigiam deslocamentos maiores. Utilizando o “Oitão”, quem vem de Cambé e precisa acessar a Madre Leônia Milito, por exemplo, agora pode fazer um contorno rápido e continuar em frente até a região central. Da mesma forma, o motorista que dirige de Curitiba para Londrina, desejando entrar na Mábio Gonçalves, consegue acesso fácil utilizando a rotatória.

Além do secretários de Planejamento, Marcelo Canhada, estiveram no local para a liberação do trânsito, o chefe de Gabinete, Moacir Sgarioni e o diretor de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Sérgio Dalbem, além de representantes da Secretaria de Obras e Pavimentação. Agentes de trânsito da CMTU monitoraram o trânsito após a liberação do tráfego de veículos.

Iluminação – Para que o novo “Oitão” torne esse ponto da região sul mais seguro, acessível e bonito, a Sercomtel Iluminação realizou a implantação de sistema LED para a iluminação do local. Foram instaladas 20 luminárias viárias e mais oito refletores na parte de baixo do viaduto da PR-445, totalizando quase 30 pontos de iluminação moderna. Este conjunto já está em funcionamento e pode ser observado pelos motoristas que passam à noite no trajeto das novas rotatórias.

Texto: Renan Oliveira e Dayane Albuquerque