Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura implanta novos semáforos na área central e zona leste

Prefeitura implanta novos semáforos na área central e zona leste

• Criado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 11h13

Instalados no cruzamento da Rua Santos com a Benjamin Constant e da Pioneiros com a rua João Gaion, dispositivos visam diminuir colisões e melhorar mobilidade

A Prefeitura de Londrina, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), colocará em funcionamento, até o final da manhã desta segunda-feira (23), mais dois conjuntos de semáforos. O primeiro deles foi instalado na esquina das Ruas Santos e Benjamin Constant, no centro da cidade. O segundo está no cruzamento da Avenida dos Pioneiros com a Rua João Gaion, na zona leste.

A implantação das estruturas foi iniciada há cerca de três semanas. De lá para cá, a CMTU aguardava a ligação da rede elétrica pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Com o fornecimento de energia regularizado, será feita a sinalização vertical e horizontal dos pontos e a ativação dos equipamentos. As intervenções são decorrentes de estudos da Diretoria de Trânsito.

No caso da Rua Santos com a Benjamin, foi identificado que, mesmo sem problemas de visibilidade e com as placas e pinturas no asfalto visíveis, o cruzamento continuava registrando colisões por avanço da preferencial.
Diante disso, para complementar as ações adotadas nos últimos meses na via, como a instalação de semáforo na altura da Rua Piauí e o redutor de velocidade na interseção com a Rua Pio XII), os técnicos da CMTU optaram pela colocação dos novos dispositivos.

Já na zona leste, os motoristas enfrentavam dificuldades para acessar a Avenida dos Pioneiros a partir das Ruas João Gaion e Abricó. O cruzamento entre os três corredores é o único ponto de ligação – num raio de aproximadamente 400 metros – entre a região das Avenidas Laranjeiras e São João.

Em razão da ausência de opções para distribuição e escoamento do fluxo, o local concentra grande quantidade de veículos, sobretudo nos horários de pico. Ante aos episódios de lentidão no trânsito, a alternativa encontrada pela companhia foi disciplinar a movimentação com os sinaleiros.

Antes e após o acionamento, agentes municipais alertarão os condutores sobre a novidade. A CMTU irá acompanhar o funcionamento e, caso seja necessário, poderá realizar ajustes no tempo dos sinaleiros. A recomendação a quem passa pelos locais é que redobre a atenção e respeite a nova dinâmica das vias.

Texto: Danylo Alvares – Assessoria CMTU