Página inicial > Últimas Notícias > CMTU promove ação educativa para o uso da faixa

CMTU promove ação educativa para o uso da faixa

• Criado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 12h07

Atividade da Semana Nacional do Trânsito pretende conscientizar pedestres e motoristas sobre a importância de respeitar os locais de travessia

A Semana Nacional do Trânsito prossegue com atividades em Londrina. Nesta quarta-feira (22), das 8h às 17h, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) promove ação educativa em faixas de pedestre. Com intervenções artísticas que prometem atrair a atenção do público, a iniciativa será desenvolvida nas Ruas Minas Gerais e Senador Souza Naves, no Calçadão e nas Avenidas Maringá e Ayrton Senna.

Em parceria com a Guarda Municipal de Londrina (GM), os agentes de trânsito, acompanhados de atores parceiros da coordenadoria de Educação da CMTU, farão a abordagem e orientação de pedestres, assim como darão instruções os motoristas e motociclistas para o respeito à faixa.

O objetivo é alertar quem anda a pé sobre os riscos em atravessar a via em lugares inadequados e de maneira incorreta, sem indicar a intenção para quem está ao volante. Já em relação aos pilotos, o propósito é reforçar a ideia de proteção ao elo mais frágil do trânsito. Entre as recomendações a serem dadas durante o trabalho estão os procedimentos de estender a mão na cabeceira da pista para pedir passagem, fazer contato visual com os condutores e só, então, com o fluxo completamente parado, iniciar a travessia.

As dicas fazem alusão à campanha “Olhe e Sinalize”, lançada pela CMTU em 2017, como nova etapa da campanha “Pé na Faixa”. Somente entre janeiro e junho deste ano, Londrina registrou 100 atropelamentos. Do total de vítimas, 11 vieram a óbito.