Página inicial > Últimas Notícias > CMTU participa do evento Londrina Mais Superação

CMTU participa do evento Londrina Mais Superação

• Criado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 16h36

Com estande virtual e oficina de trânsito para alunos do 1º ao 5º ano, presença no evento on-line da Secretaria Municipal de Educação vai até a próxima sexta (29)

Até a próxima sexta-feira (29), alunos da rede municipal de Educação e a comunidade em geral podem conferir as atrações que a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) preparou para o Londrina Mais Superação, evento virtual realizado entre os dias 25 e 29 de outubro. No site londrinamaisvirtual.com, é possível visitar o estande on-line do órgão e assistir à oficina “Olhe e Sinalize – Monte seu Semáforo”.

Disponibilizada por meio de vídeo no YouTube, a atividade é voltada a estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Nela, os fantoches da turma “Amigos do Trânsito” falam da importância em conhecer a sinalização presente nas vias, sobretudo a semafórica. De maneira lúdica e descontraída, o teatro explica o significado – para pedestres e motoristas – das placas instaladas no entorno das escolas.

Para estimular as crianças quanto à percepção visual, o material também ensina a fazer em casa, com materiais de fácil acesso, um semáforo de brinquedo. Quem guia os pequenos nesse desafio, incentivando o desenvolvimento de habilidades manuais, são os palhaços Zé Fonfom e Buzininha. Os personagens são interpretados por estagiários de artes cênicas lotados na Coordenadoria de Educação da CMTU.

Outro conteúdo produzido especialmente para o evento é o estande virtual da CMTU. Além reunir as informações de contato, nele é exibido um vídeo institucional da companhia. O audiovisual é apresentado pelo diretor-presidente, Marcelo Cortez, que descreve as principais áreas de atuação do órgão.

Limpeza urbana e gestão de resíduos; poda de árvores e desobstrução de bueiros; revitalização de espaços públicos; gerenciamento do trânsito e do transporte coletivo. Ilustrados por filmagens e fotografias, esses e outros serviços são abordados com o intuito aproximar a CMTU das crianças, pais de alunos e moradores no geral.

Evento – O Londrina Mais, que neste ano é realizado pela primeira vez totalmente on-line, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação que ocorre desde 2017.

Com estandes virtuais das 88 escolas, mais 89 Centros de Educação Infantil municipais e conveniados, além de instituições parceiras, a programação tem como base atividades formativas direcionadas a professores, estudantes e famílias.

No rol de atrações estão incluídas 20 palestras com transmissão ao vivo e mais 33 oficinas gravadas. Toda a plataforma foi idealizada e construída por integrantes da Gerência de Formação Continuada da Secretaria de Educação.